Pesquisar este blog

outubro 24, 2021

A união do individual e o coletivo.


Não temos vivido dias fáceis nos últimos tempos, pois muitos são os problemas que temos enfrentado, tanto no âmbito pessoal quanto coletivo. Parece que, de uma hora para outra, perdemos total controle de nossas vidas, de nossas ações. Se antes pensávamos como indivíduos no meio de uma coletividade, agora, definitivamente, viramos uma coisa única; o COVID-19 trouxe uma  nova realidade, onde a ação de um pode afetar a todos. 

Quando cada um cuida de si, está, necessariamente, cuidando de toda a coletividade. O contrário também acontece; ao descuidar de nós, descuidamos de todo o resto. Estranho falar disso agora, não? Afinal de contas, a vida sempre foi assim, nós que vivíamos esquecidos disso. A humanidade nunca foi um corpo desmembrando, mas único. Como as notas de uma canção, precisamos viver afinados. Sem a afinação, a sinfonia desanda, não é mesmo?

Talvez, a melhor lição que possamos tirar desse momento seja a consciência de que somos interligados e o que bem de um é o bem de todos. Cuidemos, então, de nós mesmos, pois assim estaremos cuidando de todo o planeta. Nada depende apenas do outro, das autoridades, nem mesmo de Deus; depende de cada um, da capacidade que temos de preservar ou de destruir.

Boa semana.