Pesquisar este blog

outubro 12, 2022

O que virá amanhã.

A ideia de que o mundo terá um fim, sempre postergado, é verdade, acompanha a humanidade desde o início dos tempos. Esse tipo de pensamento nos lembra a todo momento da transitoriedade da vida, que nascemos com prazo de validade: vai chegar uma hora que partiremos e não terá escapatória. 

É por esse motivo que, preocupados por não ter tempo bastante para fazer tudo aquilo que desejamos, agimos de maneira apressada, muitas vezes sem pensar, como se não houvesse amanhã. 

Esse é o nosso maior engano Por mais que a vida seja breve e nosso tempo limitado, não podemos deixar de acreditar que sempre haverá um amanhã aqui ou onde quer que estejamos. A vida não termina com nossa saída da terra ou mesmo quando perdemos o corpo carnal. Vai além, muito além. Podemos até dizer que é infinita. Quando saímos da vida corpórea, essa sim transitória, voltamos para a vida espiritual, que não tem fim.

A cultura da pressa foi instaurada com a chegada dos tempos modernos. As tecnologias e meios de transporte parecem nos impelir a querer estar sempre à frente de tudo, mas também nos faz esquecer que o momento presente precisa ser vivido na sua integralidade, sem grandes preocupações com o futuro, embora com a responsabilidade de quem sabe o que o amanhã é plantado hoje.

O que virá depende única e exclusivamente daquilo que fizermos hoje. A dica é que pensemos nisso com cuidado, não somente hoje, mas todos os dias.

Bom feriado.

Que a força espiritual de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, proteja a todos.