Pesquisar este blog

maio 29, 2017

Os tímidos e os extrovertidos.

Resultado de imagem para imagens de tímidos e extrovertidosSabemos que existem pessoas extrovertidas e pessoas tímidas. As extrovertidas, como bem sabemos, são aquelas que costumam expressar seus sentimentos e pensamentos sem muito se preocupar com o que vão dizer delas. Geralmente falam muito e alto, tem opinião sobre tudo e, não muito raro, são alegres e divertidas. 
As tímidas, como também é do nosso conhecimento, são caladonas, reservadas e muito raramente expressam seus sentimentos e pensamentos. Ao contrário das extrovertidas que são consideradas pessoas simpáticas e de bom convívio, as tímidas são consideradas antipáticas e até em muitos casos pessoas intragáveis.
É claro que muita gente baseia-se nesse estereotipo para escolher as suas amizades acreditando que é muito melhor ser amigo de uma pessoa expansiva que de uma pessoa que não costuma expressar seus sentimentos com muita facilidade. E aí vem a pergunta: será que as pessoas tidas como expansivas são mesmo mais amigas que as pessoas consideradas tímidas? 
Não me cabe aqui julgar quem é melhor amigo, se os tímidos ou os extrovertidos. Apenas quero chamar atenção para o fato de que pessoas tímidas são quase sempre vítimas de preconceito e deixadas de lado apenas por serem caladas e terem receio de dizerem o que pensam.
Muita gente julga as pessoas tímidas como pessoas sem humor, tristes e inadequadas. Pode ser verdade ou não.  Vencida a barreira da timidez, muitos se revelam boas companhias e pessoas muito interessantes, com bom papo e inteligentes. O contrário pode acontecer com uma pessoa extrovertida. Muitos usam uma certa expansividade e alegria para esconder que no fundo é uma pessoa triste e mau humorada. 
Por isso, não devemos julgar as pessoas pela aparência. Outro dado importante a se destacar é que em muitos casos as pessoas são ou se tornam para nós o que pedimos delas. Cabe a cada um de nós descobrir as qualidades e também os defeitos das pessoas com as quais convivemos. Se queremos ser amigos de uma pessoa e descobrimos que ela é extremamente tímida, devemos criar espaço para que essa pessoa se abra e veja que do seu lado ela pode ficar à vontade.
Por outro lado, uma pessoa extremamente alegre e falante pode tornar-se fechada e tímida diante de alguém que não se mostra receptivo à sua expansividade. Ou seja, depende muito de nós como as pessoas se comportarão do nosso lado. O resto é puro preconceito. Isso que é abominável, seja na pessoa tímida ou extrovertida.

Boa semana.