Pesquisar este blog

julho 04, 2021

Boa colheita.


Um agricultor que pretenda colher batatas prepara a terra e, em seguida, faz uma boa semeadura, cuida para que nada atrapalhe o desenvolvimento da planta, e espera. No tempo certo, ele volta e colhe exatamente o que plantou, ou seja, batata. Em nenhum momento ele pode desejar voltar à plantação para colher, por exemplo, maçãs, milho, laranja, mandioca ou qualquer outra coisa que não seja batata.

Assim é na nossa vida. Jamais podemos plantar uma coisa buscando colher algo diferente do que plantamos, pois sempre vamos colher aquilo que foi plantado. Não adianta reclamar ou tentar convencer aos outros e a si mesmo dizendo que se enganou na hora da semeadura ou mesmo que está sendo injustiçado. 

Como agricultores responsáveis pela nossa colheita, devemos sempre estar atentos ao que estamos plantando em nossa lavoura. As sementes que vão crescer na terra sempre fértil (para o que quer que plantemos) de nosso coração são os pensamentos que cultivamos a cada momento. Portanto, se costumamos pensar em sucesso, boas realizações, desejamos bem a todos que nos rodeiam, evitamos guardar mágoas e ressentimentos daqueles que porventura tenham nos feito algum mal e perdoamos os nossos próprios erros estamos prontos para fazer uma boa colheita. Entretanto, se fizermos questão de cultivar pensamentos de raiva, ódio, rancor, ressentimento, se de nossa boca nunca sai uma palavra de alento, esperança e amor estaremos diante de uma terra arrasada da qual só colheremos frutos de dor e desesperança.

Todos sabemos que aqueles que cultivam a "terra" estão sempre sujeitos às mudanças de temperatura, aos animais predadores, às pragas que atacam a lavoura a todo momento, à inveja daqueles que em vez de cuidar de sua própria lavoura se ocupa com a lavoura do vizinho, além de todo tipo de intempérie, mas também sabemos que a única saída é estarmos vigilantes o tempo todo, mantendo sempre acesa a chama da fé e da confiança de que quando fazemos um bom plantio a boa colheita está garantida. 

Boa colheita!

Boa semana!