Pesquisar este blog

julho 11, 2021

O conhecimento liberta.

Sempre ouvi dizer que quando cometemos erros por desconhecimentos da forma correta de agir o nosso erro não é tão grave quanto quando agimos com ciência das nossas ações. Baseado nessa forma de pensar, as pessoas clamam pelo perdão por suas faltas. Afinal de contas, a falta ou erro foi cometido por desconhecimento e não intencionalmente, o que é plenamente desculpável, não é mesmo?

O problema é que as pessoas, muitas vezes, seguem pela vida cometendo as mesmas faltas, "caindo nos mesmos buracos", usando a mesma alegação de que nada sabem, de que vivem (coitadas) na eterna escuridão, que o saber e o conhecimento não lhes são permitidos ou facultados.

Felizmente, sabemos que isso não é verdade. A luz do conhecimento é franqueada a todos sem distinção. Pobres e ricos, da mesma forma, têm acesso às mesmas oportunidades de sair da escuridão em que vivem aqueles ainda caminha às cegas pelo mundo, uma vez que ele depende apenas da maneira como cada um encara a vida e isso não se aprende em banco de escola.

O mundo vive um momento em que a negação do saber, do esclarecimento da verdade está dando lugar a atos irracionais em que o desrespeito ao outro parece ganhar a cada dia mais força. A única maneira de sairmos desse pântano onde nos encontramos atolados é todos caminharmos em direção ao conhecimento deixando para trás as trevas que insistem em embotar a nossa visão;

A falta do saber, que, repito, não está necessariamente ligada apenas à escolaridade do indivíduo, não deve ser um meio ou opção de vida. Todos nascemos ignorantes e ao longo da vida vamos adquirindo saber, experiência. Isso nos torna totalmente responsáveis por nossos atos.

Boa semana.