No entanto, nem só de facilidades é feita a vida; nem, como alguém já disse, viemos ao mundo a passeio; definitivamente, a terra não é um playground. Nossa passagem por aqui é para aprimoramento; precisamos aprender, aparar arestas, vencer as barreiras que estão impedindo nosso crescimento espiritual, nossa caminhada rumo a evolução.
Infelizmente, esse aprendizado não se dá através dos nossos relacionamentos mais fáceis e cordiais, mas, sim, daqueles onde as dificuldades de entendimento, as diferenças de pensamento, pontos de vista e até mesmo de caráter são, em muitos casos, quase insustentáveis. Geralmente, optamos por nos afastar dessas pessoas acreditando que assim o problema está resolvido. É aí que nos enganos, pois afastar-se das pessoas que nos causam problemas, aquelas com as quais não nos damos, significa apenas fugir, deixar passar a chance de resolver a situação de uma vez por todas.
Portanto, toda vez que nos deparamos com aqueles que se convenciona chamar de "inimigos" devemos agradecer, porque na verdade estamos tendo uma oportunidade de nos livrar de uma problema que, na maioria das vezes, se arrasta por várias encarnações. Ainda tem o agravante de que, caso a questão não seja resolvida, ela volta mais cedo ou mais tarde e de forma muito mais grave, causando um estrago muito maior.
Ninguém é santo a ponto de amar o seus inimigos, mas podemos, pelo menos, tentar encará-los como aqueles que vêm para nos ajudar crescer, olhar para dentro de nós mesmos, vencer nossos medos, preconceitos, superar nossas raivas, transformar nosso ódio em amor.
Pense nisso.
Boa semana.