Pesquisar este blog

março 19, 2023

Atores interpretando a própria vida.

Tal como acontece nos nossos dias com o fenômeno da internet, a televisão chegou, em meados do século vinte, para revolucionar a vida das pessoas. E fez isso de maneira avassaladora, pois trouxe para dentro de seus lares um mundo que antes só podia ser imaginado ou, para uns poucos, visto através das telas dos cinemas.

Algo revolucionário, sem dúvida. A um primeiro olhar, tornou a humanidade ciente de que o mundo não se resumia somente à sua cidade, seu estado ou país, pois fazemos parte de uma mesma família. E, talvez o mais importante, revelou que, no final das contas, somos todos muito parecidos e temos praticamente os mesmos desejos e anseios.

Entretanto, toda novidade traz em si um lado bom e outro nem tanto. Há quem acuse a televisão de descaracterizar as culturas locais e ameaçar a identidade de um povo ao ditar, talvez sem perceber, um padrão de comportamento para ser seguido de norte a sul, de leste a oeste.

O assunto, sem dúvida, merece bastante atenção e estudo. Porém, não se pode negar que a 'ocidentalização', do mundo vem sendo sentida desde de o advento do cinema e aumentou consideravelmente com o aparecimento da televisão. 

Por outro lado, uma coisa é certa, a televisão nos deixou mais 'dramáticos'. Para constatar isso, basta assistir aos telejornais para ver pessoas se debulhando-se em lágrimas ao darem entrevistas, independentemente do assunto tratado. Fácil perceber que a televisão nos ensinou a dramatizar excessivamente a vida. Será que todos viramos atores interpretando nossas próprias vidas?

Bom domingo para todos.

Esperança, fé e amor.