Alguém pergunta: o que a passagem do tempo representa para você?
Começo dizendo que esta não é uma pergunta fácil de responder, por vários motivos. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração um monte de coisas. Há coisas boas, como a experiência que se adquire, a aprendizagem, as chances e oportunidades que aparecem, as pessoas que a gente conhece, os lugares que visita, aquela sensação de que somos donos de nosso próprio nariz, do nosso próprio tempo e de que somos imortais (acho que todo mundo acredita nisso até morrer), enfim, tem os amores, pois sem eles a vida é um 'saco', não é mesmo?
Por outro lado, tem todos os preconceitos e mitos que são despejados em cima daqueles que atravessam um certo limite de idade, os que vivem mais, além de todos os agravantes, ou seja, as doenças (as chamadas comorbidades), a solidão e o abandono, os problemas financeiros, o medo do fim que se aproxima. Trocando em miúdos, não é nada fácil, viver exige uma certa dose de coragem e, sobretudo, muita força de vontade para enfrentar tudo aquilo que surge em nosso caminho a todo momento.
Acima de tudo, o importante é nos aceitar como somos, encarando cada fase de nossas vidas, da infância à velhice, saboreando o lado bom de cada idade. Cada dia de nossa vida é único e nunca viveremos outro igual, nem teremos a chance de repetir as experiências que deixamos passar diante de nossos olhos. Por isso, cada instante é precioso, não podemos deixar escapar por preguiça ou preconceito. Sempre que a vida nos apresenta algo, ela tem um objetivo, uma intenção de nos ensinar uma coisa nova, importante para nosso futuro.
Aceitar a vida como ela é não significa ser conformista, acomodado ou apático. Significa simplesmente ser capaz de encarar os fatos de maneira adulta, sem se deter diante das adversidades ou mesmo se deslumbrar por estar vivendo um momento de felicidade e abundância. Tudo passa. Ao mesmo tempo, manter a esperança de que o melhor sempre está por vir nos impulsiona a manter o passo firme na caminhada.
Bom domingo e excelente carnaval, divirta-se.
Esperança, fé, amor, paz, caridade e GRATIDÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário