Pesquisar este blog

outubro 11, 2023

O sofrimento é uma ilusão criada pelo medo de ser feliz.

Existem pessoas que gostam de sofrer. "Como assim? As pessoas gostam de sofrer? Isso é um absurdo".  É muito provável que você tenha dito uma ou todas essas frases para expressar seu espanto. Realmente, não parece nem um pouco normal que uma pessoa faça uma escolha consciente pelo próprio sofrimento, não é mesmo?

Sinto dizer, mas esse tipo de pessoa existe e pode não estar tão longe quanto imagina. Aliás, vou um pouco além, pois em muitos casos essa pessoa com pendões para o sofrimento somos nós mesmos.

A vida, sempre marcada por altos e baixos, nos leva a acreditar que nascemos para sofrer, que alegria e venturas são para uns poucos escolhidos ou mesmo estágios muito difíceis de serem alcançados. Infelizmente, muitas religiões reforçam esse tipo de crença. Principalmente, quando exaltam o sofrimento como forma de purificação do corpo e do espírito.

Esse talvez seja o maior dos enganos da humanidade. Também, se assim preferir, podemos dizer que esse é seu maior pecado. Sabemos, muitas vezes por experiência, que o sofrimento não purifica. Pelo contrário, deixa marcas profundas, traumas que podem durar uma vida inteira e mesmo atravessar de uma vida para outra.

Nosso papel neste mundo é lutar para vencer nossas limitações, nossos medos, apegos e preconceitos de qualquer ordem. Esses sim nos afastam cada vez mais das nossas realizações pessoais e são causa dos nossos sofrimentos. Não esqueça: nascemos para ser felizes, o sofrimento é uma mera ilusão criada pelo medo. Livre-se do estigma do sofrimento.

Bom feriado.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.