Pesquisar este blog

abril 25, 2021

Tente usar a roupa que estou usando.


Sempre ouvi esse verso que faz parte da letra da música "Pérola Negra" cantada por Luiz Melodia, um dos meus cantores preferidos, mas nunca me toquei os muitos significados que existem por trás desse aparentemente simples ajuntamento de palavras. Tentar usar a roupa que alguém está usando vai muito além de seguir a moda, o estilo ou mesmo vestir o número da pessoa; vai muito além disso. Significa, antes de qualquer coisa, se colocar no lugar dela, sentir o que ela está sentindo, e isso, sabemos muito bem, não é algo exatamente fácil de se fazer.

Nos últimos tempos, muito tem se falado de empatia, que a vem a ser a mesma coisa. na mesma proporção em que temos sido cada vez mais egoístas, cada vez mais preocupados com o nosso interesse próprio. O caos está geral e nem por isso deixamos de pensar no nosso bem-estar, no lucro fácil, nas nossas necessidades mais comezinhas, mais desnecessárias. Viramos crianças birrentas que não aceitam ceder um pouquinho, esperar o momento certo de agir, ou mesmo abrir mão dos nossos prazeres em nome do interesse e do bem de todos.

Nunca precisamos tanto "vestir a roupa que o outro está usando". experimentar suas dores e, por que não, também as suas alegrias, porque se colocar no lugar do outro não é apenas nas tristezas, nas dores, doenças, misérias e aflições, mas também é ficar feliz com os sucessos e as vitórias do outro. Somente dessa forma vamos sair do puro e simples "discurso da empatia" e da "gratidão" que inundam as redes sociais em memes fofinhos e cheios de falsas mensagens de altruísmo.

Antes de replicar memes e mensagens de sabedoria e belos exemplos a seguir, devemos parar e pensar se não nós mesmos que estamos precisando assimilar as lições que tanto espalhamos por aí; somente usando a roupa que o outro está usando é que poderemos sentir o que ele está sentindo e, dessa forma, poderemos medir o tamanho de sua dor ou alegria.


Boa semana!