Pesquisar este blog

outubro 22, 2023

O poder do AGORA.

Acabei do ler 'O poder do AGORA', de Eckhart Tolle, no livro o autor fala do fato de vivermos voltados para o PASSADO e o FUTURO sem prestar atenção ao momento PRESENTE.

Confesso que nunca tinha parado para prestar muita atenção nisso, mas ao pensar mais detidamente no assunto não foi difícil chegar a conclusão de que o autor está coberto de razão. Afinal de contas, passamos mesmo a vida pensando no que aconteceu, talvez numa tentativa de consertar os erros que cometemos ou de reviver os nossos acertos.

Por outro lado, acreditamos sempre que o que acertamos ou conseguimos realizar no passado poderá ser feito no futuro. Então, passamos a planejar o que faremos quando o futuro chegar. Nesse dia, muito provavelmente, seremos felizes e realizaremos todas as nossas aspirações.

Com a mente às vezes voltada para o passado, às vezes voltada para o futuro, esquecemos de viver o presente, que é o único momento que realmente temos. Ao mesmo tempo, é preciso estar cientes de que não conseguimos viver no passado, pois já passou, enquanto o futuro nem sabemos se vai chegar. 

É para isso que o autor quer chamar a nossa atenção. Precisamos nos ater ao presente, viver com intensidade o momento, o instante em que estamos, o aqui e agora. Livres do que se foi e sem a ansiedade que pensar no futuro nos provoca.

É claro que Eckhart Tolle vai muito mais longe em sua tese e para falar disso seria necessário um aprofundamento muito maior, mas essa é a  base de seu pensamento: viver o presente, prestar atenção a tudo aqui que estamos vivendo, voltar-se mais para o nosso interior, o nosso íntimo, buscando silenciar a nossa mente, sempre tagarela, sempre a nos desviar do grande propósito da vida que é viver o AGORA.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Lembrando que o livro 'O poder do Agora' é uma leitura mais que recomendada e está à disposição em PDF na internet, nos sites de venda e nas livrarias. 

Boa leitura.

Esperança, fé, Amor e GRATIDÃO.