Pesquisar este blog

março 05, 2023

Caminhando na contramão.



O maior inimigo do homem é o próprio homem. Essa é a máxima que comumente ouvimos por aí. "Como pode o homem ser inimigo do próprio homem/", geralmente perguntamos espantados e prontos para refutar a afirmação.

É inteiramente normal esse espanto. Afinal de contas, não é fácil entender que uma pessoa aja, em sã consciência, contra si mesma. É mesmo inaceitável, até inconcebível que alguém possa se prejudicar, querer-se mal, pois deveria fazer exatamente o contrário, não é mesmo?

Infelizmente, não é isso o que acontece. No fundo, é como se estivéssemos caminhando na contramão e, cheios de razão, reclamássemos toda vez que um veículo ameaçasse nos atropelar, negando-nos a fazer a única coisa sensata que nos caberia que é trafegar na 'mão certa'.

É exatamente isso que fazemos quando, dando ouvido ao nosso ego, acreditamos que todos os problemas que enfrentamos derivam do outro, que nossa vontade é soberana e que, em nenhuma hipótese, deve ser contrariada.

O ego faz com que a gente acredite que está sozinho no mundo e que apenas aquilo que queremos é que vale. Daí provém a maior parte dos nossos problemas, além de ser o maior entrave para o nosso crescimento espiritual e também material. 

Um EGO inflamado nos deixa cegos para as oportunidades que a vida apresenta a todo momento.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.