Pesquisar este blog

maio 02, 2020

Qual é o seu problema?

Mensagens de incentivo para vencer obstáculos.Sei que você está se perguntando: quem é esse louco que no meio de uma pandemia vem me perguntar qual é o meu problema? Não basta ter de me cercar de todos os lados para tentar me livrar desse vírus terrível que vem matando tanta gente pelo mundo afora ainda vem perguntar qual é o meu problema? 
Ei, calma. Eu entendo tudo isso. O COVID-19 (coronavírus) já é o bastante e ninguém, mesmo que tenha problema, está com tempo para pensar em outra coisa. Continue se cuidando, usando máscara, lavando as mãos seguindo todos os conselhos que a OMS e as autoridades (as sensatas, pelo menos) estão nos dando. Também estou me cuidando. A pergunta tem outro objetivo. Quero saber como você lida com os problemas do seu dia a dia. Aqueles que vira e mexe, entra ano sai ano estão lá te torturando. Como você encara? Sai correndo, nega a existência, entra em desespero e se sucumbe diante deles?  
Não sei você, mas eu costumava reagir de todas as formas que citei acima; achava que os problemas eram monstros terríveis que eu jamais poderia vencer e ficava sem ação. Minha vida era um eterno lamentar e tudo piorava a cada dia. Ou seja, não tinha jeito mesmo. Tudo piorou quando descobri que estava renal-crônico e o médio me classificou como doente terminal. Aí, pensei que era o fim. 
Foi então que cheguei a conclusão de que não podia simplesmente cruzar os braços e esperar a morte. Tinha de fazer alguma coisa, assumir o controle da minha vida: enfrentar o problema. Essa atitude me levou a perceber que ele (o problema) não era tão terrível quanto eu o pintava e que eu poderia vencê-lo se o encarasse de frente e sem me fazer de coitadinho.
Não foi fácil, confesso. Enfrentar as sessões de hemodiálise e todos os seus efeitos colaterais era desafiador. Houve dias em que pensei que não aguentaria o tranco, mas me mantive sempre disposto a não entregar os pontos. Entrei na fila do transplante e meses depois estava transplantado. Hoje posso dizer que a minha está voltando a ser o que era antes. 
Quer dizer, minha vida jamais será como era antes, pois descobri que quando um problema surge, seja de qual natureza for, não tenho outro jeito senão enfrentá-lo de frente, sem medo. 
Encare seu problema; ele não pode ser maior que sua vontade de vencê-lo.