Pesquisar este blog

janeiro 02, 2022

Sem invejar o vizinho.

 Muitas vezes, acreditando que a felicidade mora na casa do vizinho, passamos a vida desejando possuir tudo o que ele tem: a família, a casa, o emprego, os diplomas, o carro, a namorada (ou namorado), mais tarde, os filhos e vai por ai. Agimos como se o outro fosse uma extensão de nós mesmos e não uma pessoa autônoma, totalmente diferente de nós.

Há quem chame isso de 'inveja boa', pois seria uma forma de nos espelharmos no outro para poder alavancar a nossa própria vida. Não penso dessa forma. Não existe inveja boa e inveja ruim. Inveja é inveja e pronto. O que devemos é ter as nossas próprias aspirações, planos, sonhos, desejos e lutar para realiza-los, independente do que se passa na casa ou vida do vizinho.

Por outro lado, nem sempre devemos confiar cegamente naquilo que nossos olhos estão nos mostrando sem perguntar se toda aquela aparência de abastança e felicidade não são apenas uma ilusão produzida por nossa eterna mania de pensar que a 'grama do vizinho é mais verde que a nossa'. 

Nunca sabemos o que realmente passa na alma de cada de um. O sorriso que muitos estampam em seus rostos, muitas vezes, esconde dor e sofrimento. Nem todos fazem questão de demonstrar os problemas que enfrentam e preferem viver de maneira discreta e sem alardes.

Portanto, antes de invejar o outro, procuremos entender que no fundo, em maior ou menos grau, estamos todos na mesma situação, estamos todos lutando para viver, lutando para alcançar a felicidade.

Boa semana.