Pesquisar este blog

outubro 26, 2020

Tempos de calmaria ou de tempestade?

Houve tempo em que se lutava por igualdade de direitos. Muitas eram as bandeiras que se levantavam em prol dos menos favorecidos, também conhecidos como os excluídos. Essa parecia ser a voz corrente; poucos eram os que se colocavam contra. Muitos políticos se fizeram em cima da plataforma da igualdade. Vote em mim e eu serei a sua voz na câmara dos vereadores, na prefeitura, na câmara dos deputados estaduais/federais, no governo do estado, no senado, na presidência da república prometiam os que disputavam a nossa preferência nas urnas. 

O tempo passou e a luta pela igualdade de direitos, a igualdade entre os sexos, o direito às liberdades, em geral, virou nome feito, sinônimo de esquerdismo, comunismo, socialismo e tudo o que passou a ser visto como "coisa ruim". A nova onda agora é ser retrogrado, é negar o direito ao cidadão de escolher sua religião, opção sexual, tendência política, tudo o que vá contra à chamada ala "conservadora".

A impressão que se tem é que os que não se definem como conservadores, e acredito que seja a maioria da população, devem ser banidos da sociedade. O lema é: "quem não pensa como nós é contra nós" E não ficam só na retórica, pois partem para as vias de fato atacando todos os que ousam dizer o que pensa e tomar posição contrária. Os ataques mais comuns são feitos através da internet , essa arma que tanto pode levar a humildade à iluminação quanto às trevas, ou seja, ao caos e à destruição.

Todos sabemos o quão devastadores pensamentos obscurantistas podem ser; o mundo tem muitos exemplos de que esse tipo de ideias nos levam a guerras, ao aniquilamento de povos, à segregação de minorias, à fome, ao êxodo, violência, ao medo, sobretudo, à intolerância, esse mal que a cada dia se espelha mais e mais.

Sem dúvida, vivemos um tempo estranho. É como se estivéssemos caminhando de volta a tempos que todos (até mesmo os que parecem querer trazê-los de volta) não gostariam de reviver. É preciso refletir que tempos queremos viver: tempos de calmaria ou tempos tempestuosos?

Boa semana.