Pesquisar este blog

novembro 29, 2020

O que é ser uma pessoa boa?




O que você diria se alguém, de repente, te perguntasse o que considera uma pessoa realmente boa? Muitos respondem que é aquela pessoa que vive sua vida sem prejudicar ninguém. Bastante vago, não é mesmo? Afinal, podemos muito bem viver sem prejudicar aqueles que nos rodeiam, mas sem nos importar com eles, nem mesmo nos interessar se são felizes ou tristes, se têm fome, se estão desabrigados, ou, simplesmente, necessitam de algum tipo de atenção. 

Talvez pessoas que vivam assim não possam ser chamadas de boas, pois bondade é o ato de fazer para os outros aquilo que gostaríamos que fizessem por nós; é nos colocar no lugar do outro, sentindo suas alegrias e tristezas; é amparar o caído, mas também partilhar da mesa farta daqueles que estão numa posição mais alta e favorecida que a nossa; não somos bons apenas quando descemos para nos nivelar ao que está abaixo de nós, também quando nos confraternizamos com aqueles que chegaram aonde almejamos chegar um dia.

Ser bom, sobretudo, é amar a si mesmo, é se querer bem, é cuidar de si; pois cuidando de nós ficamos aptos para cuidar do mundo à nossa volta, e daqueles a quem amamos e tanto queremos ver bem. Nesse momento que estamos vivendo, por exemplo, ser bom é usar máscara, lavar  as mãos sempre que tivermos conato com objetos compartilhados por outras pessoas, é evitar aglomerações; assim estamos ajudando a nós mesmos e a todos ao nosso redor. 


Boa semana.