Pesquisar este blog

abril 11, 2021

O que esperar do futuro?

As dúvidas quanto ao dia de amanhã sempre estiveram presentes nas vidas mesmo daqueles que se dizem não preocupar com o futuro; nascemos e vivemos sob o signo da incerteza. Desde a antiguidade que o homem busca respostas consultando os astros, os oráculos e fazendo uso de muitos meios, alguns até bastante assustadores.

Seja como for, a busca de sinais que nos informem sobre o que vamos encarar mais à frentes não para um só minuto. Os jovens e crianças, no geral, são os que mais convivem com esse tipo de preocupação. Afinal, eles trazem consigo a possibilidade da continuidade e mesmo de mudanças tão necessárias para a perpetuação da vida em nosso planeta.

A COVID-19, no entanto, fez com que todos, sem distinção de idade, raça, classe social, ou o que quer que seja que nos diferencie enquanto seres humanos,  passássemos a nos perguntar: O que  nos reserva o futuro? Quando é que voltaremos a viver com um mínimo que seja de tranquilidade, sem os fantasmas da doença, sofrimento e morte a nos espreitar?

É bem provável que nunca mais; esse vírus veio para fazer uma verdadeira revolução em nossos hábitos e costumes. Não há como voltarmos para o que era antes da COVID-19. A única saída é nos conscientizarmos de que temos de criar um novo estilo de vida em que nos preocupemos mais com nossa higiene pessoal, nossas relações interpessoais e, sobretudo, nossa relação com o planeta.

Tudo o que estamos vivenciando com essa pandemia é fruto do descaso com que tratamos a natureza; ao poluirmos o ar, o solo, os rios, mares, ao derrubarmos nossas floresta em nome de um progresso, que sempre vem para poucos, estamos destruindo a nós e as pessoas que dizemos amar.

Bom domingo.