Pesquisar este blog

dezembro 11, 2022

Tudo tem seu tempo.


A pressa se tornou uma das grandes mazelas de nosso tempo. A ideia disseminada pelas tecnologias modernas de que devemos a todo custo abreviar o tempo de espera para realizar as tarefas, desde as mais simples às mais complexas, fez com que passássemos a querer tudo para ontem. Basta um simples atraso que perdemos a paciência e passemos a agir como crianças birrentas que só sossegam quando têm a vontade atendida.

Esse tipo de comportamento não apenas prova que estamos cada vez mais caminhando para nos transformar em pessoas descontroladas, cujo único objetivo é ter domínio sobre as coisas, principalmente o tempo, mas sem nenhum controle sobre nós e a nossa emoção.

É chegada a hora de parar e respirar fundo numa tentativa de acalmar nosso espírito. Toda essa agitação e pressa não tem razão de ser. Afinal, aonde queremos chegar? Creio que nem nós mesmo sabemos. Corrermos atrás de algo que não fazemos ideia do que seja, atendendo a um comando que vem de fora de nós, alheio à nossa vontade e às nossas verdadeiras necessidades.

Pare, pense e reflita, diz o aviso que vez por outra encontramos por aí ou ouvimos de uma voz mais um pouco mais experiente que a nossa. Tomar essa atitude simples pode nos livrar de dar passos que venham causar arrependimentos e prejuízos morais, financeiros e, sobretudo, espirituais. Sem esquecer que cada coisa tem o seu tempo e a sua hora para acontecer. O apressado come cru, lembra o ditado popular.

Bom domingo e uma semana de reflexões para todos.

Esperança e fé.