Pesquisar este blog

janeiro 08, 2023

Só por hoje.

Com a chegada de mais um ano, seguindo a tradição, fazemos uma lista de resoluções para os próximos trezentos e sessenta e cinco dias. Não raro, cheios de boas intenções e movidos pela emoção do momento, decidimos que é a hora certa para colocar em prática tudo aquilo que vimos postergando há muito tempo.

Excelente decisão. O problema é que, passados os primeiros dias do ano que acabou de iniciar, adotamos a mesma postura de antes, ou seja, voltamos a postergar o início do regime, os exercícios físicos, a hora certa de passar a cultivar pensamentos positivos, quando parar de fumar, exagerar na bebida ou simplesmente ser mais atencioso(a) com os familiares e pessoas mais próximas. Quando damos fé, o ano já está pela metade e novamente passamos a projetar nossas resoluções para o ano que vira, afinal de contas, tem sempre um ano novo a caminho, não é mesmo?

Ninguém tem dúvida que mudar hábitos que há muito tempo estão cristalizados em nós não é tarefa fácil, embora saibamos que não seja impossível. Porém, não custa procurar agir de maneira mais modesta, não dando passos 'maiores que as pernas'. Uma vez constatada a necessidade de mudança, a saudável decisão de substituir hábitos nocivos por atitudes que nos permitam viver com mais equilíbrio, o recomendável é ir 'devagar com o andor', um passo de cada vez, ou melhor, um passo a cada dia. 

Comprometo-me apenas com o hoje. Só por hoje não vou fumar, não vou beber ou comer as guloseimas que me fazem mal, não vou ser preguiçoso, indiferente, nem maldoso, só por hoje vou cultivar pensamentos positivos, desejar bom dia e boa sorte para todas as pessoas que encontrar, além de um mundo próspero e de paz para toda a humanidade e, sobretudo, serei grato por tudo. 

E amanhã, quando levantar da cama, pretendo seguir com a mesma resolução, só por hoje...

Boa semana para todos.

Esperança e fé.