Pesquisar este blog

junho 30, 2024

Felicidades que chegam em pequenas porções.

 Muitos acreditam que a grande finalidade de nossas vidas aqui na terra seja a busca pela felicidade. É bem possível que pessoas que assim acreditam não estejam completamente enganadas, pois, embora não tenhamos exata consciência disso, é o que fazemos ao procurar fazer aquilo que nos dá prazer, contentamento e nos move para frente.

Essa busca incessante nos leva a querer sempre mais e mais nos aperfeiçoar naquilo que fazemos e impede que nos deixemos vencer pelas dificuldades e problemas que vez ou outra surgem em nosso caminho. Essa busca nos dá força para que não desanimemos nem abandonemos a luta diária pela nossa sobrevivência e a daqueles que nos cercam ou dependem de nós. É sempre necessário ter em mente que ninguém é feliz sozinho e que a felicidade somente é completa quando abrange aqueles com os quais convivemos, de perto ou de longe. 

Outro ponto importante é lembrar que felicidade não se mede em quantidade ou tamanho. Não existe mais ou menos felicidade. A felicidade está nas grandes conquistas, mas também está nas coisas mais simples e cotidianas do nosso dia a dia. O sorriso de uma criança, a saudação de um estranho na rua, o simples fato de estarmos vivos, o sol que brilha no céu aquecendo nosso dia e nosso coração, a noite enluarada que nos traz boas lembranças e nos deixa completamente enamorados, tudo é motivo para nos sentirmos a pessoa mais feliz do mundo.

Para ser feliz é preciso, acima de qualquer coisa, estar com o coração e a mente abertos para compreender cada sinal, cada gesto, cada movimento, por mais insignificantes que sejam, que aparecem em nossa vida a cada instante. Muitas vezes, à espera de uma grande felicidade esquecemos que ela nos é diariamente oferecida em pequenas porções, em pequenas gotas que se forem coletadas, cada uma a seu tempo, a tornará grande quanto podermos imaginar.

Excelente domingo para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

junho 26, 2024

São Paulo (Coríntios 13)

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse AMOR seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse AMOR, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, e não tivesse AMOR, nada disso me aproveitaria.

O AMOR é sofredor, é benigno; o AMOR não é invejoso; o AMOR não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com  a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O AMOR nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos;

Mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, lodo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelhos, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o o maior destes é o AMOR.

Excelente dia para todos.

junho 23, 2024

Partidas e chegadas.

A sensação de que uma pessoa que amamos muito ou que simplesmente queremos bem está se distanciando de nós sem sombra de dúvida não é nada agradável, não é mesmo? Quem já passou por isso sabe muito bem ao que estou me referindo. A sensação é que perdemos uma parte de nós sem a qual não conseguiremos  mais viver.

A maioria não reage bem ao enfrentar esse tipo de situação e costuma tomar atitudes que em muitos casos beiram o desespero e o resultado nem sempre é muito bom, pois acaba gerando muito mais sofrimento. Além disso, quase sempre a pessoa se fecha para tudo o que está acontecendo ao seu lado, perdendo a chance de conhecer novas pessoas e, assim, preencher o espaço deixado por quem partiu.

Nunca deixando de lado a questão de cada um tem uma maneira própria de agir e reagir diante das situações que se apresentam vale lembrar que é completamente natural que uma pessoa que até então esteve ao nosso lado queira seguir sozinha ou esteja ouvida em outra relação. Como dizem por aí, nada dura para sempre, os relacionamentos também não. Precisamos estar preparados para os ventos da mudança que, por vezes, sopram em nossa direção.

Deixar que as pessoas sigam seus destinos sem nos incluirmos neles é, de alguma forma, nos dar a chance de também conhecer novas pessoas e viver experiências que poderão ser mais enriquecedoras, que nos trarão até mais felicidade que a experimentamos com quem acaba de partir.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO. 


junho 16, 2024

A vida sempre se impõe. (uma opinião sobre o aborto)

 Muito tem se falado nas últimas semanas a respeito dos direitos da mulher em relação ao aborto. O assunto é extremamente polêmico, ninguém tem dúvida disso, não é mesmo? Porém, o que temos visto é uma guerra entre aqueles, os terrivelmente religiosos, que deixam de lado questões fundamentais no tocante à saúde da mulher e os direitos conquistados, para simplesmente julgá-las como criminosas impiedosas, e aqueles, os chamados esquerdistas, que defendem que as mulheres têm direitos sobre seu corpo.

A polêmica se arrasta e ninguém se entende. Por um lado, na minha opinião, não se deveria mexer naquilo que tem funcionado até hoje, ou seja, a permissão do aborto somente em casos de estupro, aqueles em que a mulher corre risco de morrer e quando é diagnosticada a anencefalia. Punir as mulheres para manter uma falsa impressão de que estamos preocupados com a preservação da vida é cruel e atenta igualmente contra a vida.

Ser contra o aborto não pode fazer de nós pessoas insensíveis e desumanas. As mulheres que passam pelo terror de ser estupradas e, em caso de gravidez, decidem não levar adiante o resultado de seu martírio não podem ser taxadas simplesmente de criminosas e encerradas numa cadeia por mais tempo que seus algozes. Não sei a quem isso pode ser benéfico, pois não vai impedir que as mulheres sejam estupradas, antes me parece que vai incentivar.

Aos biblistas (confesso que sou assíduo leitor e estudioso das escrituras) e aos religiosos em geral peço que não se esqueçam de um detalhe: a vida sempre se impõe. Como espiritualista que sou sei muito bem que se uma espírito tem  que encarnar, nada é capaz de impedir. Não vai ser com leis oportunistas e eleitoreiras, que visam apenas angariar votos, que vamos proteger o sagrado direito à vida.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

junho 09, 2024

Como manter acesa a chama da fé.

 É comum vermos a fé ser comparada a uma vela acesa cuja chama para se manter fumegante precisa estar ao abrigo de ventos e tempestades, que podem ocorrer a qualquer momento e sem aviso prévio. Essa comparação nada mais quer dizer que a fé uma é uma coisa frágil, uma criança que para crescer forte e saudável necessita ser devidamente alimentada, protegida e cercada de cuidados.

Imagine-se como o pai ou a mãe dessa criança indefesa e dispense a ela todo o cuidado de que for capaz e, dessa forma, a verá crescer bonita, forte e saudável, capaz de superar qualquer desafio que se interponha em seu caminho ou mesmo no caminho daqueles que vivem ao seu redor.

Se agirmos com descuido com nossa criança (fé) ela poderá estar sujeita às intemperes que estão sempre aparecem, pois estará fraca e cambaleante, sem forças para resistir a qualquer golpe de vento que possa surgir. Qual o pai ou a mãe que quer ver sua criança fraca e doente? Acho que nenhum, não é?

Portanto, cuide de sua fé, alimente-a com bons pensamentos, boas atitudes, boas leituras (leitura e informação de boa qualidade são primordiais) e sobretudo um bom procedimento, pois sabemos que a fé sem obras é morta. Precisamos, acima de qualquer coisa, agir e viver com coerência.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

junho 02, 2024

Fé firme e forte.

 Muito se fala que precisamos ter fé em Deus, na vida, nas pessoas que nos rodeiam, no mundo e, sobretudo fé em nós mesmos, pois sem isso não conseguimos dar um passo. Geralmente, por experiência própria sabemos que isso é verdade. Quando nos falta fé é como se faltasse o ar em nosso pulmões e sem ar não podemos viver.

O problema é que nem sempre conseguimos manter o pensamento firme e a fé inabalável em nossos corações. As dificuldades se avolumam em nossas vidas e ao nosso lado tragédias não cessam de acontecer a todo momento. É nessa hora que nos deixamos levar pelo sentimento de derrota e a sensação de que somos impontes diante do imponderável.

Porém, é exatamente nesse momento que devemos ter mais fé, acreditar com mais força que venceremos, que chegaremos à outra margem do rio e logo estaremos a salvo da tormenta e da tempestade que desabou sobre as nossas costas. Não é fácil entender, mas ocasiões de sofrimento e dificuldades são grandes oportunidades para testar a nossa fé.

Não adianta falar que se tem fé da boca pra fora, precisamos provar que essa fé é realmente forte e capaz de sobreviver aos momentos de dificuldade que vez ou outra enfrentamos.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.