Pesquisar este blog

março 31, 2024

O bom e o justo.

 Nestes tempos em que a religião voltou a ser, ao contrário de motivo para unir as pessoas e povos, motivo para separar e oprimir vemos a crescente onda de bondade. Cada vez mais, as pessoas julgam, por conta própria, suas ações como boas e, portanto, agradáveis aos olhos de Deus.

Nessa maneira simplista de ver as coisas, basta ser bom, embora quase nunca se tenha uma noção muito clara do que seja exatamente isso, para que tenhamos cumprido o nosso papel no mundo. Porém surge a pergunta: o que é ser bom? Seria simplesmente fechar os olhos para tudo o que acontece, evitando contender com as pessoas, sempre se posicionando de maneira neutra e apática?

Muito provavelmente não. A vida, muitas vezes, exige de nós um posicionamento claro, mesmo que isso, momentaneamente, nos coloque em alguma situação desagradável. Para sermos bons, geralmente, temos que, como se diz hoje em dia, 'passar pano'  para as atitudes dos outros, fingindo que não vimos o que vimos, nem ouvimos o que ouvimos.

Esse tipo de atitude pode até nos proporcionar uma paz momentânea, pois não nos aborrecemos. Mas será que isso vale mesmo a pena? Uma hora ou outra vamos descobrir que atrás de nossa aparente bondade escondia muita injustiça, pois para sermos bons com aqueles que queremos proteger cometemos, quase sempre, alguma injustiça.

Antes de sermos bons devemos ser JUSTOS. A grande lição da vinda de Cristo ao mundo é a lição da justiça. "Sede justos, como meu Pai é justo, ele disse.

Feliz páscoa!

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário