Pesquisar este blog

dezembro 25, 2022

A luz do natal chegou.


O natal chegou e trouxe com ele aquele momento em que, mesmo para os mais céticos, é difícil não se deixar levar pela atmosfera de paz e amor que toma conta do ambiente, seja numa casa da mais alta classe social ou no barraco mais humilde.

A luz do natal, anunciadora do nascimento de Jesus, não brilha mais para esse ou para aquele, pois não faz distinção de pessoas. Para receber essa luz precisamos apenas abrir os nossos corações e mentes. Nada mais.

Sem esquecer que essa luz não vem em forma de presentes caros, uma ceia repleta de iguarias finas, nem precisa nos encontrar vestidos com as melhores roupas e habitando palácios, pois vai diretamente para cada um.

Abra o coração para receber essa luz e se sentirá abraçado, reconfortado e forte o bastante para seguir a caminhada, seja ela sobre tapetes macios ou pedregulhos..

Feliz natal!

dezembro 18, 2022

Deus não falta.


Toda vez que alguém tem alguma atitude que provoque sofrimento e dor em si ou em seus semelhantes é comum quem está à sua volta dizer que 'faltou Deus em seu coração', insinuando que do contrário não teria agido daquela maneira. 

Não creio que essa afirmação, ainda que seja feita no sentido figurado, faça algum sentido, pois a extraordinária força que chamamos de 'Deus' é tão completa e exuberante que é impossível que falte em algum  lugar ou qualquer situação.

Deus é pleno e, assim sendo, não conhece escassez ou falta. Está sempre na medida certa, sempre levando em conta, antes de qualquer coisa, nossa necessidade. Se, por acaso, nosso estado de embriaguez e cegueira espiritual nos afastam dessa plenitude a responsabilidade exclusivamente nossa.

A fonte está sempre à nossa disposição esperando que dela façamos uso, que matemos a nossa cede, nosso desejo de comunhão com o criador, fonte inesgotável de paz, amor e felicidade.

Uma semana de muita luz, paz e amor para todos.

Esperança e fé.


dezembro 14, 2022

Divino Criador.




Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.


Se eu, minha família, meus parentes, e antepassados ofendemos sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos e ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere, e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute essas energias indesejáveis em pura luz.


Assim é.

Está feito.

dezembro 11, 2022

Tudo tem seu tempo.


A pressa se tornou uma das grandes mazelas de nosso tempo. A ideia disseminada pelas tecnologias modernas de que devemos a todo custo abreviar o tempo de espera para realizar as tarefas, desde as mais simples às mais complexas, fez com que passássemos a querer tudo para ontem. Basta um simples atraso que perdemos a paciência e passemos a agir como crianças birrentas que só sossegam quando têm a vontade atendida.

Esse tipo de comportamento não apenas prova que estamos cada vez mais caminhando para nos transformar em pessoas descontroladas, cujo único objetivo é ter domínio sobre as coisas, principalmente o tempo, mas sem nenhum controle sobre nós e a nossa emoção.

É chegada a hora de parar e respirar fundo numa tentativa de acalmar nosso espírito. Toda essa agitação e pressa não tem razão de ser. Afinal, aonde queremos chegar? Creio que nem nós mesmo sabemos. Corrermos atrás de algo que não fazemos ideia do que seja, atendendo a um comando que vem de fora de nós, alheio à nossa vontade e às nossas verdadeiras necessidades.

Pare, pense e reflita, diz o aviso que vez por outra encontramos por aí ou ouvimos de uma voz mais um pouco mais experiente que a nossa. Tomar essa atitude simples pode nos livrar de dar passos que venham causar arrependimentos e prejuízos morais, financeiros e, sobretudo, espirituais. Sem esquecer que cada coisa tem o seu tempo e a sua hora para acontecer. O apressado come cru, lembra o ditado popular.

Bom domingo e uma semana de reflexões para todos.

Esperança e fé.

dezembro 04, 2022

Oração do Arcanjo Miguel.



Hoje transcrevo aqui a Oração do Arcanjo Miguel que tem o poder de curar nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual livrando-nos das amarras, bloqueios e tudo o que atravanca nossa vida.  Faça essa oração durante 21, com muita fé e disposição para atingir seus objetivos. Parece um tempo longo, mas é esse o período que levamos para nos livrar de vícios antigos e assimilar um novo padrão vibracional.

Oração Arcanjo Miguel

“Eu apelo ao Cristo para acalmar meus medos e para apagar todo mecanismo de controle externo que possa interferir com esta cura. Eu peço a meu Eu Superior que feche minha aura e estabeleça um canal Crístico para os propósitos de minha cura, para que só as energias Crísticas possam fluir até mim. Não se poderá fazer outro uso deste canal que não seja para o fluxo de energias Divinas. 

Eu agora volto a garantir minha aliança com Deus através do domínio do Cristo e a dedicar meu ser inteiro, meu ser físico, mental, emocional e espiritual à vibração de Cristo, desde este momento em diante e em retroativo. Mais ainda, dedico minha vida, meu trabalho, tudo o que penso, digo e faço e todas as coisas em meu ambiente que ainda me servem, à vibração de Cristo também. Ademais, dedico meu ser à minha própria maestria e ao caminho da ascensão, tanto do planeta como o meu. Havendo declarado tudo isto eu agora autorizo ao Cristo e ao meu próprio Eu Superior para que façam mudanças em minha vida para acomodar esta nova dedicação e peço ao Espírito Santo que testemunhe isto também. Eu agora declaro isto a Deus. Que seja escrito no Livro da Vida. Que assim seja. Graças a Deus.

Ao Universo e à Mente de Deus inteira e a cada ser Nela contido, a todos os lugares onde tenha estado, experiências das quais tenha participado e a todos os seres que necessitam desta cura, sejam conhecidos ou desconhecidos de mim: qualquer coisa que se mantenha entre nós, eu agora curo e perdoo. Eu agora apelo ao Santo Espírito Shekinah, ao Senhor Metatron, ao Senhor Maitreya e a Saint Germain para que ajudem e testemunhem esta cura. Eu os perdoo por tudo o que necessite ser perdoado entre vocês e eu. Eu lhes peço que me perdoem, por tudo o que necessite ser perdoado entre vocês e eu. O mais importante, eu me perdoo a mim mesmo, por tudo o que necessite ser perdoado entre minhas encarnações passadas e meu Eu Superior.

Estamos agora coletivamente curados e perdoados, curados e perdoados, curados e perdoados. Todos estamos agora elevados a nossos seres Crísticos. Nós estamos plenos e rodeados com o amor dourado de Cristo. Nós estamos plenos e rodeados da dourada Luz de Cristo. Nós somos livres de todas as vibrações de 3a e 4a dimensões de dor, medo e ira. Todos os cordões e laços psíquicos unidos a essas entidades, dispositivos implantados, contratos ou energias semeadas, estão agora liberados e curados. Eu agora apelo à Saint Germain para que transmute e retifique com a Chama Violeta todas as minhas energias que me foram tiradas e as retorne a mim agora em seu estado purificado.

Uma vez que estas energias regressaram a mim, eu peço que esses canais através dos quais se drenava minha energia sejam dissolvidos completamente. Eu peço ao Senhor Metatron que nos libere das cadeias da dualidade. Eu peço que o selo do Domínio do Cristo seja colocado sobre mim. Eu peço ao Espírito Santo que testemunhe que isto se cumpra. E assim é. 

Eu agora peço ao Cristo que esteja comigo e cure minhas feridas e cicatrizes. Eu também peço ao Arcanjo Miguel que me marque com seu selo, que eu seja protegido(a) para sempre das influências que me impedem de fazer a vontade de nosso Criador. ” “E assim seja! Eu dou graças a Deus, aos Mestres Ascensionados, ao Comando Ashtar Sheran, aos Anjos e Arcanjos e a todos os demais que tem participado nesta cura e elevação contínua de meu ser. Selah. Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo! Kodoish, Kodoish, Kodoish, Adonai Tsebaioth”.

Bom domingo e excelente semana a todos.

Esperança e fé.

 


novembro 27, 2022

Cortina de fumaça.

Vivemos um tempo em que antes mesmo de ser questionados, respondemos: "Não vi. Nada sei. Nem tenho nada com isso".  Muitos consideram essa atitude uma prova de sensatez. Afinal de contas, para que se envolver em assuntos que não nos dizem respeito, não é mesmo?

Entretanto, é preciso se perguntar até que ponto os assuntos, mesmo que alheios, não nos dizem respeito? E aquela máxima que diz que estamos todos no mesmo barco e que, se ele afundar, todos naufragamos? 

Por mais que tentemos, não é possível viver eternamente alheios a tudo, protegidos entre grades e muros. Uma hora a realidade bate à nossa porta e aí não teremos mais como nos esconder ou, simplesmente, fazer cara de paisagem.

Nesse momento, entenderemos, finalmente, que tudo nos atinge, que quando dá 'ruim' para uns vai dá para todos. Aquela proteção que acreditávamos ter não passava de uma cortina de fumaça, um véu que se dissipou com uma lufada de vento.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança e fé.

novembro 20, 2022

Não envenene o poço.

 


Um ditado popular afirma que quem chega na frente bebe água limpa. A mensagem é de entendimento fácil, não é mesmo?  Há um poço, lago ou riacho aonde uma pessoa sedenta, depois de muito procurar, encontra água limpa e cristalina com a qual mata sua sede. 

Uma vez saciada, a pessoa pode partir deixando o poço tal qual encontrou, pois não é difícil imaginar que outras pessoas, igualmente sedentas, deverão procurar por ele ou, acreditando que não mais terá sede, simplesmente 'sujar a água'.

Muitos dirão que é impossível existir pessoas que após saciadas 'envenenem o poço' tornando a água imprópria para o uso. Infelizmente, isso acontece mais do que podemos i imaginar. A falta de solidariedade, empatia e compaixão é muito grande. Prova disso, é a gritante diferença entre os que muito têm e os que são obrigados a viver com menos que o mínimo necessário.

A impressão que se tem é que estão, a todo momento, envenenando o poço pelo simples prazer de ver o outro impedido de saciar a própria sede. Muitas vezes, esses atos são cometidos por quem, na verdade, deveria cuidar para que o outro encontrasse água limpa. 

Que depois de usarmos o 'poço', todos encontrem 'água limpa'.

Boa semana para todos.

Esperança e fé.

novembro 16, 2022

Divergir sem odiar.



O Brasil viveu (e ainda vive) um tempo de polarização com as eleições para presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais e era esperado que, com o fim do pleito, as coisas voltassem ao eixo com vitoriosos e derrotados retomando suas vida.

Não foi bem isso que aconteceu. Passadas as eleições, o país ainda está mergulhado na mesma atmosfera de disputa. Entretanto, o que antes era dentro da ordem democrática passou a ter um cunho revanchista e antidemocrático que a nada nos levara senão à instabilidade e ao caos que deveria ser exatamente o temor de todo.

Perder nunca foi fácil. Não é difícil admitir essa realidade. No entanto, é preciso entender de uma vez por todas que, como no futebol, outro campeonato virá e o time poderá disputar e até ganhar. Não existe outra saída.

Chegou a hora voltarmos a ser um Brasil único e forte, capaz de olhar para frente deixando de lado as rusgas, diferenças e o ódio que faz irmão se colocar contra irmão numa guerra sem vencedores. 

Mais que um povo, um país, somos almas que precisam caminhar juntas rumo a dias de paz e, mais que tudo, repletos de boa-vontade uns para com os outros.

Abandonemos o campo de batalha.

Esperança e fé.

novembro 13, 2022

Recuperando as cores.

As cores, quando novas, normalmente são vivas, bem definidas e atraem a nossa atenção com facilidade, porém, com o tempo vão perdendo a nitidez e, em muitos momentos chegam a confundir o olhar de quem as vê. A mesma coisa acontece com os sentimentos que nutrimos pelas pessoas, pois podem desbotar com o tempo. 

É comum as pessoas acharem que basta aplicar um novo 'tingimento' e as cores (sentimentos) recuperam o brilho e a intensidade. No entanto, sabemos que, a exemplo do que acontece com as cores, é preciso muito cuidado para que o 'novo tingimento' tenha o resultado esperado. Uma vez que o encanto inicial foi perdido, não se consegue iludir o olhar facilmente. Trazer de volta a emoção da primeira vez exige um esforço redobrado. 

Não podemos permitir que as cores de nossos sentimentos desbotem nos deixando envenenar por picuinhas sem sentido que aparecem com o único objetivo de destruir o que está em volta.

Cuide bem das 'cores' que pretende manter vivas para que não percam o brilho e a intensidade.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.

novembro 11, 2022

Escola de evolução.


Apesar de passados milhares (alguns acreditam que sejam milhões) de anos desde o surgimento dos primeiros habitantes da terra, ainda não se pode dizer claramente qual é o verdadeiro propósito de nossa presença no planeta. 

As religiões (principalmente, aquelas abertamente ligadas ao espiritualismo) dão conta de que nossa passagem por aqui tem por objetivo permitir o nosso crescimento espiritual. Dessa forma, o nascimento nada mais é que nossa matrícula na escola da evolução que é a terra. Por sua vez, a morte é o momento em que descobrimos se 'passamos de ano', como nas escolas de ensino regular, ou se 'fomos reprovados'. 

Desse 'resultado' depende a condição, quando e onde voltaremos a nascer ou mesmo se estaremos aptos a voltar a nascer. Por isso, não podemos ser maus alunos, uma 'reprovação' significa muito mais que repetir de ano.

É comum as pessoas acreditarem que a vida  lhes foi dada para dispor como bem entende e passa o tempo em futilidades fazendo o que dá na cabeça. Não há nada demais nisso. Afinal de contas, temos o 'livre arbítrio' que nos permite fazer escolhas, porém, não podemos esquecer que somos responsáveis por elas. 

Acima de tudo, somos responsáveis por nosso adiantamento ou nosso permanência na mesma 'série escolar'. Todo aluno bom, regular ou ruim tem o mesmo desejo de passar de ano, não é mesmo? 

Que tipo de aluno é você?

Bom final de semana.

Esperança e fé.

novembro 06, 2022

Tudo depende de nós.


Não é de hoje que se ensina que cada pessoa é exatamente aquilo que pensa de si mesma. Não adianta querer que o mundo te veja como um vencedor se você, no seu íntimo, se vê como derrotado ou, mais que isso, que não é merecedor das boas coisas que a vida pode te proporcionar.

Alguém já disse que não devemos deixar que limitem o 'nosso santo' e isso significa não permitir que nos nivelem por baixo, que nos discriminem nem nos desestimulem pregando em nós o selo de incapazes. 

Da mesma forma é preciso estar atento para que essa discriminação, esse preconceito não parta de nós mesmos, pois, muitas vezes, somos os primeiros a 'limitar o nosso santo'. Precisamos ser os primeiros a nos valorizar, a nos colocar para cima. 

É claro que não podemos criar um personagem que tudo sabe e tudo pode e sair por ai acreditando que é o tal. Muito pelo contrário. Devemos, isso sim, ter pleno conhecimento de nossas capacidades e estar sempre dispostos a aprender coisas novas, a se lançar em novos desafios no intuito de superar qualquer dificuldade que temos ou que possamos vir a ter.

Bom domingo e uma semana proveitosa.

Esperança e fé.

 

novembro 02, 2022

Antepassados.

O dia de hoje é dedicado à memória dos mortos e é mais conhecido como o dia de Finados. Dia em que, sem dúvida, voltamos nossos pensamentos àqueles que, infelizmente, não estão mais entre nós. 

Muitos acham que a morte é o fim de tudo, que, uma vez mortos, deixamos de existir. Cada um é livre para acreditar naquilo que quer. mas não podemos deixar de levar em conta que é um grande conforto pensar que algo nos espera quando deixarmos a vida corpórea.

No que diz respeito aos mais velhos (avós, pais) sabemos que só estamos aqui porque eles vieram antes de nós e prepararam o caminho que estamos trilhando. Da mesma forma que outros um dia seguirão as marcas das pegadas que nossos pés estão deixando gravadas por onde passamos.

Mais que levar flores ao cemitério, mandar rezar missas, lamentar nossos mortos devemos, antes de qualquer coisa, honrar suas vidas e agradecer por terem nos precedido nessa caminhada. A vida é e sempre  será voltada para o futuro, porém, as marcas dos nossos antepassados jamais nos deixarão.

Não lamente, agradeça.


outubro 30, 2022

Caminhar em frente.

 


A imagem de uma porta aberta que oferecia pleno acesso à realização de todos os meus sonhos povoava a minha imaginação. Nessa visão, eu atravessava a porta imaginaria e via surgir um caminho reto, sem obstáculos. Depois, outra porta, muito maior que a primeira, me convidava a atravessá-la para conhecer as belezas que existiam logo adiante. 

Pode dizer que era apenas o sonho de uma criança ingênua que não tivera a sorte de nascer num lar abastado e tentava fugir das asperezas da vida se refugiando num mundo irreal. O sonhador, porém, já não era tão criança assim. O sonho, nesse caso,  era uma tábua de salvação, uma forma de não se deixar abater pelos obstáculos e atropelos do dia a dia.

A vida, como os rios, não corre serenamente em direção ao grande mar das realizações. A viagem é cheio de pedras, curvas, muitas vezes é necessário se juntar aos 'afluentes' e, de certa forma, perder um pouco de sua essência. Tudo isso em nome do objetivo maior que é não perder de vista os objetivos.

Descobri, durante a caminhada, que a porta aberta lá do início me convidando para ultrapassá-la era, na verdade, os dias da infância avisando que ficaram para trás, pois a porta, uma vez ultrapassada, não oferece o caminho de volta. 

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.

outubro 23, 2022

Palavras não voltam para a boca.


É fragrante a forma descuidada com que lidamos com as palavras. A cada minuto do nosso dia a dia,  proferimos palavras que, independente de termos consciência ou não, interferem positiva ou negativamente em nossas vidas. 

É comum acreditar que uma coisa é falar e outra muito diferente é fazer. Infelizmente, não é bem assim que as coisas acontecem. A palavra, uma vez proferida, ganha forma, principalmente quando proferida repetidamente.

E também não se pode esquecer que antes mesmo de ser proferida a palavra existe na forma de pensamento, que é a origem de tudo. Normalmente, pensamos primeiro para somente depois falar. Por isso, o cuidado deve começar nesse momento policiando os nossos pensamentos para que não venhamos a afirmar algo do qual possamos  arrepender.

Uma vez proferida, a palavra segue o seu destino. Há casos em que acabamos de falar e imediatamente somos surpreendidos com a sua materialização, embora o mais comum seja levar um tempo, às vezes uma vida inteira de repetições.

Por isso, nem nos damos conta de que temos o hábito de falar exatamente aquilo que não queremos que aconteça. Isso se dá porque temos a falsa impressão de que o NÃO dito na frente de qualquer afirmação negativa tem o poder neutralizar seu efeito. 

Alguns especialistas em neurolinguística ensinam que nosso subconsciente desconhece a palavra NÃO, pois reconhece somente a parte afirmativa da frase. Portanto, muita atenção quando disser NÃO QUERO, NÃO GOSTO  ou qualquer coisa do gênero. o efeito é o contrário: QUERO, GOSTO.

Nesta semana, façamos somente afirmações positivas, evitando usar o NÃO para positivar as frases. O efeito logo aparecerá.

Boa semana.

Esperança e fé.

outubro 20, 2022

Nada tema, segue adiante.


Nestes tempos em que se fala tanto de ameaças, nunca podemos esquecer que, como diz a sabedoria popular, 'o que tiver de ser será'. Não adianta tentar intervir, a vida segue ritmo e tempo próprios. Apressar ou modificar as coisas de forma abrupta não costuma dar bom resultado. O importante é viver um dia de cada vez, sempre pronto para enfrentar os momentos tempestuosos que possam, por ventura, aparecer.

Ninguém é mais ou menos sortudo pelo que te acontece ou deixa de acontecer. O que parece ser uma grande falta de sorte pode, no momento seguinte, ser transformado em oportunidade de crescimento, não somente financeiro ou social, mas, sobretudo, espiritual.

Soa um contrassenso dizer que as coisas ruins que nos acontecem são as verdadeiras responsáveis pelos avanços que temos na vida, porém, não se pode negar que a cada queda levantamos mais fortes.  O simples fato de cair e levantar significa que somos capazes de seguir em frente. que não nos deixamos abater pelas dificuldades que encontramos no caminho.

Não se deve correr atrás do sofrimento, apenas não devemos interpretá-los, quando se apresentam, como maldições ou mesmo achar que Deus nos abandonou. Dizem que o frio é sempre proporcional ao cobertor. Nada chega para nós se não temos capacidade para suportar. 

Não deixe que nada impeça a sua caminhada rumo ao sucesso.

Nada tema, siga adiante.

Esperança e fé.

outubro 16, 2022

"Que Deus te dê em dobro".


Sempre fomos levados a acreditar que caridade, um dos principais pilares do cristianismo, seja uma via de mão única, como se de um lado estivesse o pedinte de mãos estendidas e do outro o caridoso, com sua alma generosa e desprendida, disposto, num ato de extrema benevolência, suprir as necessidades do pobre desvalido. 

Geralmente, esse tipo de situação faz com que aquele que foi bafejado pela sorte recebendo mais se sinta em posição extremamente superior àquele que, além de não ter recebido na mesma medida, não possui meios de alcançar seu sustento de forma satisfatória.

Muito se engana quem pensa dessa forma. Caridade é, sem sombra de dúvida, uma via de mão dupla, pois tanto se beneficia o que dá quanto o que recebe. Podemos ir um pouco além: caridade é uma troca. No mesmo momento em que proporcionamos algum tipo de bem-estar a alguém, recebemos de volta o equivalente.

Não existe uma relação de 'superioridade' entre aquele que doa e a 'humilhação' e aquele que recebe. Até porque, toda vez que alguém doa alguma coisa é comum ouvir aquela frase mágica proferida pela boca do 'beneficiado': "Que Deus te dê em dobro", ou seja, duas vezes aquilo que doou.

Portanto, dando ou recebendo, a caridade é a mesma. É preciso ser humilde para receber, mas muito mais humilde para doar: doação, seja da natureza que for, é um ato de humildade e empatia.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.


outubro 12, 2022

O que virá amanhã.

A ideia de que o mundo terá um fim, sempre postergado, é verdade, acompanha a humanidade desde o início dos tempos. Esse tipo de pensamento nos lembra a todo momento da transitoriedade da vida, que nascemos com prazo de validade: vai chegar uma hora que partiremos e não terá escapatória. 

É por esse motivo que, preocupados por não ter tempo bastante para fazer tudo aquilo que desejamos, agimos de maneira apressada, muitas vezes sem pensar, como se não houvesse amanhã. 

Esse é o nosso maior engano Por mais que a vida seja breve e nosso tempo limitado, não podemos deixar de acreditar que sempre haverá um amanhã aqui ou onde quer que estejamos. A vida não termina com nossa saída da terra ou mesmo quando perdemos o corpo carnal. Vai além, muito além. Podemos até dizer que é infinita. Quando saímos da vida corpórea, essa sim transitória, voltamos para a vida espiritual, que não tem fim.

A cultura da pressa foi instaurada com a chegada dos tempos modernos. As tecnologias e meios de transporte parecem nos impelir a querer estar sempre à frente de tudo, mas também nos faz esquecer que o momento presente precisa ser vivido na sua integralidade, sem grandes preocupações com o futuro, embora com a responsabilidade de quem sabe o que o amanhã é plantado hoje.

O que virá depende única e exclusivamente daquilo que fizermos hoje. A dica é que pensemos nisso com cuidado, não somente hoje, mas todos os dias.

Bom feriado.

Que a força espiritual de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, proteja a todos. 

outubro 09, 2022

Sempre algo a conquistar.


Por mais que levemos uma vida considerada boa aos  olhos dos outros, sempre acreditamos ter muito para conquistar. É a eterna insatisfação que geralmente nos acompanha. Quando conquistamos algo que julgávamos ser a razão de nossa vida, logo descobrimos que ainda tem outras coisas vitais pelas quais precisamos continuar lutando.

Esse tipo de sensação nada tem de estranha ou ruim, pois é o que nos move. No momento em que pensarmos que não existe mais nada a ser conquistado, muito provavelmente, perderemos a principal razão para levantar da cama todos os dias.

O simples (pelo menos assim nos parece) ato de abrir os olhos toda manhã e a  necessidade de levantar da cama significam que temos alguma coisa para fazer, que não podemos ficar parados. E é movidos por essa força, aparentemente inexplicável, que nos colocamos em marcha.

A toda hora a vida está nos oferecendo oportunidades de recomeçar, de fazer novas e importantes conquistas. Sempre é hora de retomar os antigos sonhos, transformá-los em realidade. 

Levante da cama com o pé direito e assuma o papel de desbravador de seu próprio caminho.

Avante, o tempo urge.

Bom domingo e uma semana de grandes conquistas.

outubro 02, 2022

O 'cramulhão' da novela Pantanal.


Quem acompanha as novelas de Benedito Rui Barbosa, autor original da Pantanal, sabe que vez ou outra ele aborda assuntos ligados ao folclore brasileiro, com ênfase, principalmente, no homem do campo com seus 'causos', geralmente histórias de arrepiar: mulas sem cabeça, cobras que comem gente, fantasmas que abrem porteiras e assustam cavalos e cavaleiros e, como não podia deixar de ser, ele, o capeta.

/Desde criança, aprendemos que Deus e o diabo (capeta, demônio, 'coisa ruim' e, na versão do autor, cramulhão) são os representantes do bem e do mal. Ao mesmo tempo que somos ensinados a respeitar o primeiro e a temer o segundo. Ir para o céu após a existência terrestre  é, sem sombra de dúvida, o maior desejo de qualquer pessoa, ao mesmo tempo que todos evitam desesperadamente ser condenado a gramar no inferno.

No entanto, como bem dizem, o mal  (diabo) é sedutor. Não falta quem, na tentativa de fugir das dificuldades da vida, deseje fazer um  pacto com o 'cramulhão' que, em troca de ser adorado como um verdadeiro deus, promete fortuna e facilidades sem fim.  

Como na novela, na vida real, não são raros os casos daqueles que, cansados de seguir na seara do bem (que exige ter, acima de tudo, paciência) tentam seguir o caminho trilhado por Trindade, em busca de dinheiro, fama e poder. Não estou aqui para fazer a cabeça de ninguém, somos seres livres e aptos a fazer nossas escolhas (particularmente, hoje, 02/10/22, é um dia de fazer escolhas), mas para lembrar que uma vida de facilidades que nos cheguem através de pactos e encantamentos, além de ter seu alto preço, não dura para sempre.

Assistir à novela (excelente, por sinal) e nos encantar com seus personagens e histórias é uma coisa, tentar copiar outra. Pacto com forças ocultas, tenham elas que nome for, é atraso de vida, e as consequências costumam ser graves. Não se pode esquecer que o diabo dá e tira com a mesma mão.

Bom domingo.

Voto consciente, sem pactos.

Esperança e fé.

setembro 29, 2022

O dono da fazenda.


Um  homem tinha o costume de passear pelos campos em busca de contato com a natureza, ou seja, o ar puro, os animais, as árvores, a água limpa e cristalina dos riachos, as flores e plantas silvestres. A caminhada, quase sempre sem destino certo, podia durar horas. Muitas vezes, ele se perdia e pernoitava no meio do mato.

Um dia, durante uma dessas caminhadas, ele avistou a sede de uma grande fazenda e, diferentemente das outras vezes, seduzido pelas luzes, decidiu se aproximar. Afinal de contas, estava andando fazia um bom par de horas e o cansaço já se fazia notar. A ideia de uma parada para descanso pareceu apropriada..

Ao chegar perto da casa, ele percebeu que estava acontecendo uma festa, um churrasco, para ser mais exato, uma vez que o cheiro da carne, a fumaça que vinha da churrasqueira, o vozerio e o som de viola e sanfonas não deixavam dúvida. Não demorou para que, levado pela fome de caminhante desprevenido, ele aceitasse um pedacinho de carne para forrar o estômago e um gole de chope para molhar a garganta. 

A partir daí, o caminhante solitário se enturmou com os convidados da festa e, em pouco tempo, se sentiu um deles, mesmo tendo consciência que não passava de um penetra. "Essa fartura toda, ninguém vai notar a minha presença", ele pensou. De repente, uma mão tocou-lhe o ombro. Era um dos empregados da fazenda; viera avisar que o patrão desejava lhe falar. 

Enquanto era conduzido pelo empregado, o caminhante acreditou que fosse engano, pois não conhecia ninguém, chegara ali por acaso. O dono da fazenda, assim que o avistou, saudou educadamente. Em seguida, o convidou a sentar. A atitude fez com que o homem se sentisse relaxado e esquecesse qualquer temor. Após algum tempo de conversa amistosa, o anfitrião levou-o até a parte alta da casa e apontou a vastidão de terras à sua frente.

- Está vendo todas essas terras? - ele perguntou.

-Sim. - respondeu o caminhante.

- É tudo meu. 

O caminhante sentiu vontade de dizer o quão admirado estava, mas não teve tempo; o fazendeiro retomou a palavra:

- Aqui só entra quem eu convido.

Dando a conversa por encerrada, ele ordenou aos empregados que retirassem o caminhante de suas terras.

Boa tarde!

Esperança e fé.

setembro 25, 2022

Hoje é o dia, a hora é essa.

 

Muitas vezes, sem perceber, adiamos decisões  importantes e necessárias com medo que deem certo. Mesmo sentindo forte necessidade de mudar o rumo de nossa vida, permanecemos seguindo na mesma direção, cometendo os mesmos erros, agindo como se fossemos inexperientes, ou meros marinheiros de primeira viagem'.

O tempo não dá trégua, ele passa velozmente. Quando acordamos descobrimos que perdemos o bonde da história. Ai, nossa luta passa a ser outra recuperar o tempo perdido, o que, convenhamos, infelizmente não é possível.

O que podemos fazer, de verdade, é deixar o medo de lado, se encher de coragem, e tratar de agir. É isso mesmo. Levanta, deixa de lado os temores, as duvidas infundadas e siga em frente. Sempre haverá uma trilha, uma vereda, basta seguir em em frente.

No começo, tudo pode parecer difícil ou até impossível, mas é apenas aquele velho monstro do temor tentando nos manter acorrentado ao marasmo e à falta de ação e aos velhos medos. 

Aja! Desfaça os antigos laços e nós que te mantem preso. O dia e hoje, a hora é agora.

Bom domingo e uma semana de grandes realizações.

Esperança e fé.

setembro 22, 2022

A fronteira entre a negação e a aceitaçao.

 


A mudança dos costumes, somada aos avanços da medicina, tem levado as pessoas a externarem com mais facilidade suas insatisfações de forma, muitas vezes, radical. Há queira mudar o formato do nariz, do rosto, modelar o corpo a seu bel prazer (incluindo a conhecida transição de gênero), livrar-se dos quilinhos a mais, das rugas e as marcas trazidas pela idade e tudo mais que possa (ou não) imaginar.

Acima de qualquer coisa, esses avanços são conquistas que vieram para melhorar a vida de todo mundo e todos temos motivos para comemorar, principalmente no que diz respeito a saúde,  setor em que garante não apenas a longevidade, mas também uma vida mais saudável.

Por outro lado, se pensarmos no real sentido da vida nos deparamos com algumas questões que nos levam a meditar sobre a verdadeira razão de virmos a esse mundo e se, por acaso, não estamos nos desvirtuando do propósito maior da vida que é o nosso crescimento através da superação dos problemas?

Há estudiosos do fenômeno da reencarnação, incluindo aí espíritos comunicantes, que nos ensinam que nossa vinda ao mundo não é imposta, ou seja, jamais alguém seria obrigado a encarnar numa família, raça ou sexo sem que com isso concordasse e estivesse preparado para isso. Vimos (retornamos) a esse mundo na condição que escolhemos pela nossa livre 

É claro que não estamos livres de arrepender das decisões que tomamos e, dessa forma, desejar mudanças, mas sempre devemos lembrar que a escolha foi nossa; o sexo, a raça, cor, tamanho, família e até mesmo os desafios que por ventura deparamos pelo caminho. Sem esquecer que nosso maior desafio é aprender a lidar com as nossas limitações, medos e paixões.

Esperança e fé.


setembro 18, 2022

A parede.


Acredita-se que em algum lugar existe uma parede e que tudo que nela bate volta na exata direção de onde partiu. Você pode dizer que não passa de uma variação da conhecida (embora quase nunca levada devidamente a sério) lei do retorno, aquela que nos lembra que tudo o que fazemos de bom ou ruim volta para nós na mesma medida.

A figura da parede serve para nos dar a real dimensão de algo (uma bola, por exemplo) batendo contra uma superfície dura e, em seguida, retornando para às mãos do emissário (nós) com a mesma velocidade que foi impulsionado. Por isso, precisamos estar sempre conscientes do tipo de lançamento que estamos fazendo na direção da 'parede' para não levar uma 'bolada' na cara.

Como diz aquele ditado, 'depois é chorar na cama que é lugar quente', não é mesmo? Nunca é demais lembrar que nada nos acontece por acaso, o que sai de nós, volta para nós e não tem chororô. O amor, a amizade e o respeito que devotamos às coisas e às pessoas voltam para nós da mesma forma que o ódio, a raiva e o rancor.

Toda vez que agir lembre que a 'parede' está em algum lugar do mundo pronta para rebater nossos desejos, pensamentos e sentimentos sejam eles quais forem e de que natureza forem.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança e fé.

setembro 16, 2022

Ei, você está aí?


De algum tempo para cá, a vida migrou do real para o virtual e parece disposta a não mais fazer o caminho de volta ao antigo curso. Queiramos ou não, a internet se tornou o espaço onde tudo é permitido, inclusive levar ao pé da letra a expressão popular: 'minha vida é um livro aberto'.

Tornar a própria vida um livro aberto, como bem sabemos, tem prós e contras. Ganha-se muito dinheiro, mas o preço exigido é a total perda da privacidade. A partir do momento em que o  'livro é aberto' não se tem mais controle da própria vida. Até porque, as criaturas da internet não vivem, mas compartilham o tempo todo. 

Os denominados seguidores não apenas seguem o 'influencer' através de seus posts, na verdade, eles passam a fazer parte dele. Por isso, sentem-se no direito a dar opinião em tudo, a julgar e condenar, muitas vezes de forma cruel e impiedosa. 

Nesse caso, o influencer se vê obrigado a estar o tempo todo agradando o seguidor, pois, caso venha a desagradar, corre o risco de receber a penalidade máxima que é o temido 'unfollow', ou seja, deixar de ser um seguidor.

E num mundo em que as pessoas são medidas pelo número de seguidores que têm, não é difícil imaginar que perder seguidores seja o maior temor que qualquer pessoa enfrenta. Dessa forma, todos são capazes de qualquer coisa para não ficar falando sozinho nas redes ou ser condenado ao anonimato,

Um final de semana em boa companhia para todos.

setembro 11, 2022

Sorte e azar são dois de uma mesma moeda.


É comum as pessoas guiarem suas vidas de acordo com os fatores sorte e azar; usam as cores que trazem sorte, os números da sorte, escolhem o dia de tomar decisões importantes de olho na conjunção dos astros, visando atrair as melhores vibrações e energias, enfim, tudo que possa afastar o azar do caminho.

Para a nossa cultura, dar azar na vida é, sobretudo, não conseguir ganhar muito dinheiro e, dessa forma, ficar condenado a viver uma vida sem luxo e mordomia, o que, traduzindo, significa ser privado daquilo que é considerado pela maioria as boas coisas da vida.

Essa visão de mundo nos faz fechar os olhos para o outro lado da questão. Gozar de todas as facilidades que o dinheiro, ou a sorte, trazem pode nos impedir cumprir a missão que viemos realizar nessa existência. Não estou dizendo com isso que ter sorte é algo ruim e que o azar seja bom. Não é nada disso. 

Sorte é, em muitos casos, resultado do merecimento alcançado em nossas muitas existências. Como sabemos, a encarnação que vivemos no momento não é a primeira. Já passamos pela terra muitas vezes e as vitórias e derrotas de uma vida nos acompanham nas vidas seguintes, o que, convenhamos, é muito justo. 

Por isso, não devemos ficar enciumados da sorte dos outros, nem zangados com o azar que por ventura venhamos a enfrentar. Pelo contrário, precisamos nos conscientizar de que cada obstáculo vencido é um passo que damos rumo às coisas boas que vida tem para nos oferecer, que pode não ser dinheiro ou facilidades, mas crescimento espiritual.

Tudo o que nos acontece de 'bom ou ruim' contribui para o nosso engrandecimento tanto pessoal quanto espiritual. Nada vem para o nosso caminho por acaso.

Bom domingo e uma excelente semana para todos.

Esperança e fé.


setembro 07, 2022

7 de setembro: o Brasil que queremos ter.

 Há duzentos anos, o Brasil dava o seu grito de independência. Grito que esteve preso na garganta dos brasileiros durante muito tempo. A história que nos vem sendo contada desde então não dá muitos detalhes desse momento, pois, além de os meios de comunicação da época serem precários, fomos convencidos de que tudo se dera por acaso e sem nenhum planejamento, fazendo perpetuar a ideia de que somos um povo que espera que as coisas nos venham de cima, do céu ou do governo.

Felizmente, pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto e nos informam que houve luta pela liberdade por todo o país e que não fomos libertados de Portugal num ato de generosidade de um único homem e sim como resultado do esforço de muitos brasileiros que sonhavam com um país livre. 

Isso prova que somos um povo que luta pelos seus interesses e que queremos um país não apenas livre, mas que acolha a todos, onde cada um possa viver segundo suas crenças, sejam elas políticas, religiosas ou quaisquer outras. Ninguém pode nos dizer o que devemos fazer, crer ou pensar. Somos livres.

Este 7 de setembro, mais do que nunca, é dia de lembrar disso. Afinal de contas, estão querendo coibir nossos direitos, induzir nossas escolhas e, de forma preconceituosa e autoritária, impedir que escolhemos nossas expressões de fé e mesmo nossa forma de amar.

Viva a liberdade, todas as liberdades.

setembro 04, 2022

Que tristeza é essa?


Geralmente, quando alguém nos pergunta por que estamos tristes, afirmamos de pés juntos que tudo não passa de 'coisa' da cabeça de quem pergunta e que não faz nenhum sentido: como estaríamos triste se somos pessoas alegres e felizes?

Infelizmente, a pessoa (ou pessoas) que fez a pergunta não está vendo 'coisa' nem queria apenas nos aborrecer. Quando estamos tristes, o nosso semblante diz isso claramente, não adianta negar. O melhor é aceitar que estamos tristes mesmo, pois enfrentar os nossos problemas é sempre a melhor saída.

A justificativa para ter esse tipo de atitude é que, além de ser mais inteligente da nossa parte, quando enfrentamos os problemas que estão nos aterrorizando, eles costumam diminuir de tamanho e deixam de nos ameaçar.

Outra questão é que às vezes nosso exterior passa tristeza mesmo quando nosso interior está alegre. Há pessoas que têm semblantes naturalmente tristes da mesma forma que algumas pessoas nos passam alegria ( na verdade, extroversão) embora por dentro estejam sangrando.

Se aparecer alguma tristeza em seu caminho, tente enfrentá-la com o belo sorriso de quem confia que tudo é passageiro, até mesmo os piores problemas.

Uma semana alegre para todos.

setembro 02, 2022

Insatisfação ou preconceito de si mesmo?



A expressão popular "Nem Deus agradou a todo mundo" extrapola seu real significado quando a analisamos sob a ótica de nossas insatisfações pessoais, pois não é raro alguém expressar  descontentamento com aquilo que 'recebeu de Deus' ao nascer, principalmente em relação ao corpo. Há quem não esteja satisfeito com a cor dos cabelos, a altura ou mesmo  o sexo.

Não tem nada de mal nisso. Afinal de contas, o que seria da humanidade se não fossem nossas eternas insatisfações, não é? Provavelmente, viveríamos num atraso muito maior do que vivemos. No entanto, é preciso levar em conta que nem sempre mudar aquilo que não gostamos em nós é o melhor caminho para resolver os problemas,  Muitas vezes, nos leva a mudar por mudar, sem levar em conta que podemos aprender a nos aceitar como somos.

Parece contrassenso falar isso, mas tenho a impressão de que quando buscamos nos aceitar como nascemos (ou somos) descobrimos que estava errado, apenas estávamos nos vendo por uma ótica diferente, talvez com os olhos dos outros e não com o nosso. A partir do momento em que procuramos nos aceitar e entender tudo fica ais fácil, a vida fica mais leve e flui melhor. Outro ponto a levar em consideração é que as insatisfações, em muitos casos, são momentâneas, transitórias.

Confesso que já desejei mudar muita coisa em mim; não gostava dos meus cabelos, da cor da minha pele, do meu tamanho, do formato do meu nariz, da cor dos meus olhos, enfim, quase nada em mim me agradava. Com o passar do tempo, comecei a me olhar de outra maneira e acabei descobrindo que não tinha nada de errado com meu cabelo, com a cor da minha pele, cabelo nem com todo o resto. 

Mude a forma como se olha e descobrirá que não tem nada de errado, nem fora do lugar.

Bom final de semana.

agosto 31, 2022

Sem descanso, mas com grandes perspectivas.


A ideia de que a vida é uma labuta cansativa levou a humanidade a, salvo algumas poucas variações, ver a morte com um grande merecido descanso. Toda vez que morre alguém, independente do tipo de vida que a pessoa tenha levado aqui na terra, das dificuldades ou facilidades que tenha encontrado pelo caminho, logo se ouve o comentário: "Descansou" ou "Que descanse em paz".

É pouco provável que a morte seja exatamente o descanso do guerreiro como querem fazer entender ao usarem essas frases muitas vezes ditas mais pelo costume ou pela repetição de um padrão que se criou do que porque se acredita realmente no que está dizendo. É provável que desde a morte do primeiro ser vivente, elas já tenham sido usadas.

Para começo de conversa, não existe morte como entendemos, ou seja, essa ideia de que vamos para um lugar (se fizermos por merecer, é claro) aprazível onde passaremos o resto dos tempos descansando é, no mínimo, fruto da imaginação.

Se você vê a morte (passagem para os espiritualistas) dessa maneira e julga que todos aqueles que já partiram estão nesse "descanso" pode tirar o 'cavalinho da chuva", pois quando deixamos nosso corpo carnal voltamos apara vida que tínhamos antes de encarnar. reencontrando assim a nossa essência.

Portanto, antes de desejar que alguém descanse em paz, deseje que siga seu caminho rumo à luz e que sua passagem pela terra tenha sido um grande aprendizado.. Quanto ao descanso, lamento informar que ele deve ficar para outra ocasião.

Esperança e fé.

agosto 28, 2022

Sentimento libertador.


A onda de feminicídios que tem varrido o mundo trazendo muita dor e sofrimento a pais, filhos, irmãos e amigos das vítimas nos últimos tempos, além de causar perplexidade, principalmente pela barbaridade dos crimes, confirma que o machismo continua arraigado em nossa sociedade e mostra a dificuldade que não somente os homens, mas praticamente toda a humanidade, tem ao enfrentar o fantasma do fim de um relacionamento.

Sei que não é fácil aceitar com naturalidade o fato de que alguém não deseja mais viver ao nosso lado, mas é preciso não se deixar levar pelo ressentimento e agir de maneira irracional, pois é daí que nascem as reações que acabam por terminar quase sempre de maneira trágica. 

Os relacionamentos não são para sempre e é natural que a outra pessoa queira partir para outra, sobretudo quando já ficou provado que não vale a pena. seguir em frente, seja pelo motivo que for. Querer manter uma pessoa ao seu lado a qualquer custo não é um comportamento aceitável e pode ser sinal de doença ou falta de amor próprio.

Antes de amar o outro devemos amar a nós mesmos. Dessa maneira, saberemos respeitar a vontade da outra pessoa, uma vez que é exatamente isso que queremos para nós. O amor não é uma prisão, pelo contrário, é um sentimento libertador.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.

agosto 21, 2022

Atendendo a porta.


Um simples sonho quase sempre necessita de muita coisa para que venha a se realizar. Dinheiro é sempre o primeira palavra que vem à nossa mente, não é mesmo? Porém, há algo que em muitos casos supera o poder aquisitivo: pessoas. Quando sonhamos ou simplesmente planejamos o futuro, mesmo que não percebamos, incluímos pessoas conhecidas, como familiares e amigos, mas também pessoas que provavelmente nunca vimos antes e sequer imaginamos que existam.

Em outras palavras, para que cada sonho ou plano seja realizado um exército de conhecidos e anônimos precisa ser arregimentado. Isso, além de provar que ninguém consegue ser feliz sozinho, sinaliza que devemos ficar atentos a cada pessoa que entra em nossa vida, pois nunca sabemos qual será o papel que vai representar em nossa trajetória.

Cuidado com a maneira que recebemos aqueles que batem à nossa porta! Os preconceitos são os maiores entraves que enfrentamos nesse momento, pois temos o hábito de julgar baseando apenas na aparência, na visão exterior que temos das pessoas, atitude que geralmente nos leva a cometer erros e engamos muitas vezes fatais.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança e fé.

agosto 17, 2022

Quem anda falando de mim por aí?


Essa é a pergunta que geralmente fazemos ao descobrir que tem alguém fazendo fofoca com nosso nome, não é mesmo? A irritação é inevitável, afinal, ninguém gosta de ver seu nome sendo malhado por aí. O passo seguinte é saber quem é o fofoqueiro ou fofoqueira que, por absoluta falta do que fazer, resolveu nos pegar para 'Cristo'.

Muita gente não deixa barato, procura o (a) desocupado (a) e parte logo para briga. A situação geralmente marca o nascimento de uma grande inimizade, pois nos sentimos traídos, expostos e isso é considerado o mínimo imperdoável.

No entanto, embora não se possa negar que fofocas e fofoqueiros existam aos montes por aí, tem uma pessoa que sempre faz fofoca a nosso respeito e a gente nem se dá conta. Quer saber quem é essa pessoa que não para de entregar cada passo que a gente dá?

Quase ninguém se dá conta, mas talvez sejamos a única pessoa responsável pelo nosso nome andar 'em boca de Matilde'. Sim, é isso mesmo. Esqueçamos esse negócio de pensar que pessoas próximas ou distantes não fazem outra coisa na vida que não seja falar mal de nós. 

Se estão falando bem ou mal é porque nós mesmos espalhamos por aí, pois somos maiores delatores. O que os fofoqueiros fazem é espalhar as notícias que nós 'publicamos' a nosso próprio respeito por onde passamos. Se dizem por aí que estamos felizes ou tristes, se somos amáveis ou intratáveis, ricos ou pobres, burros ou inteligentes, bonitos ou feios somos nós que contamos através do nosso corpo, da nossa voz e, sobretudo, de nossas atitudes.

Portanto, chegou a hora de pararmos de falar mal de nós mesmos. A única maneira de falarem cada mais coisas boas a nosso respeito é  fazendo um exame de consciência para ver qual tipo de 'fofoca' espalhamos a nosso redor.


Boa noite!


agosto 14, 2022

Nada acontece por acaso.

Se tem uma coisa que ninguém pode negar é que nada é para sempre. Como diz aquela canção: "nem o pra sempre é pra sempre". Da mesma forma que a natureza, estamos sujeitos a mudanças de estação, ora calor, ora frio, tempo bom e mau tempo se alternam independentemente da nossa vontade.

Nascemos sob o signo da transitoriedade da vida e de todas as coisas que nos rodeiam. Se hoje estamos num lugar vivendo felizes e acreditando estar seguros, mas no outro dia tudo pode mudar num piscar de olhos e sermos obrigados a encarar uma realidade totalmente diferente.

Um dos maiores, senão o maior, desafios que a humanidade enfrenta talvez seja a falta de certeza de que nosso próximo passo, ou o que estamos planejando fazer no futuro, é mesmo o mais correto a ser dado e se vamos encontrar a felicidade, o sucesso, ou uma grande decepção.

Andamos às cegas seguindo um roteiro improvisado a cada momento, as vezes sob a capa de uma rotina que parece entediante e sem fim, porém, acontecimentos inesperados (e quase sempre indesejados) podem mudar tudo de uma hora para outra. As pessoas que amamos partem, os bens materiais se vão e nós mesmos mudamos a cada segundo, embora possamos não nos dar conta disso, o que nos leva a viver como se não houvesse amanhã, como se tudo fosse definitivo.

Alguém já disse que nada acontece por acaso. Por isso, o grande lance é procurar estar preparado, e também consciente, para as mudanças que podem ocorrer e que sejam elas quais forem e que efeitos tenham sobre a nossa vida e sobre os nossos sonhos elas sempre vêm para o nosso engrandecimento, para nosso crescimento pessoal e espiritualmente. 

Boa semana para todos.

Esperança e fé.

agosto 09, 2022

O amigo que você gostaria de ter.

É uma sensação muito boa se sentir querido, amado e importante na vida das pessoas. Na verdade, é um sonho comum ocupar um lugar de destaque na vida das pessoas que estão mais próximas de nós e das que mais amamos. 

Ao mesmo tempo, sabemos que agradar não é uma tarefa fácil. Às vezes, passamos a vida inteira tentando, mas somos ignorados ou recebemos uma atenção que em nada condiz com aquilo que desejamos.

E isso acontece porque esquecemos que a melhor maneira de ser importante na vida de alguém é tornando-se necessário, imprescindível mesmo. Não podemos simplesmente ser mais um na vida da pessoa, mas alguém que faça a diferença, alguém com quem aquela pessoa possa contar em seus momentos de tristeza, dor e angústia e também nos momentos de festa e alegria.

Devemos ser aquele que apoia, suporta, incentiva e, por outro lado, seja capaz de dar um 'puxão de orelha' na hora certa. Não somos obrigados a concordar com tudo que nosso amigo(a) faz ou deixa de fazer. Afinal de contas, amizade não é cumplicidade, 

Trocando em miúdos, seja o (a) amigo (a) que você gostaria de ter.

Boa noite!

agosto 07, 2022

Espíritos que nos rodeiam.



Quando falamos em espíritos geralmente nos referimos aqueles que atingiram a iluminação total e hoje atuam como conselheiros da humanidade encarnada com seus ensinamentos e conselhos certeiros. Neste mundo de atribulações sem fim, quem não gostaria de ter um desses 'anjos da guarda' do seu lado o tempo todo indicando o caminho certo a seguir, livrando das armadilhas e suavizando o fardo, não é?

Por outro lado, evitamos até mesmo pensar nos espíritos que ainda, por desconhecimento da verdade ou por vontade própria vivem nas sombras e guetos do mundo envolvidos em maus fluidos e dominados por deias destrutivas. O que parece, num primeiro momento, uma atitude bastante acertada. Afinal, quem nunca ouviu conselhos dos pais para evitar as 'más companhias ou mesmo o velho ditado 'olha com quem andas'?

No entanto, antes de evitar a companhia dos espíritos dos 'maus espíritos' precisamos entender que é inevitável que neste exato momento alguns estejam bem próximos de você, não necessariamente tentando te incutir ideias destrutivas, mas atraído pelas suas, ou seja, somos nós que inspiramos e atraímos aqueles que são considerados maus espíritos, demônios, capetas ou qualquer outro nome que queiramos dar a eles.

Nunca devemos esquecer que os bons espíritos nos inspiram com seus bons fluidos e conselhos edificantes. Os 'maus espíritos', por sua vez, são inspirados por nós, pois imitam as nossas ações e pensamentos.

Lembremos sempre que temos a companhia que atraímos. Ao mesmo tempo, estamos o tempo todo influenciando aqueles que nos rodeiam,  encarnados ou desencarnados, tanto para o bem quanto para o mal.

Pense nisso.

Bom domingo e excelente semana para todos.