Pesquisar este blog

junho 11, 2017

O dinheiro pode se transformar numa arma traiçoeira e perigosa.

Resultado de imagem para imagem de dinheiroAprendemos desde o berço que o dinheiro é a mola mestra do mundo e que sem ele não se pode fazer nada. Sabemos também que os detentores de grandes somas têm o mundo aos seus pés, pois o que ele não traz, manda buscar. Acredita-se que com ele se compra até bens que normalmente não se compram como a saúde e a felicidade. Por isso todos querem ter dinheiro. Não pouco que dê apenas para se viver com razoável conforto, mas muito, muito mesmo.
Até aí, nada demais. Afinal de contas, o dinheiro em si é uma coisa boa. Como já dito, ele nos proporciona muitas coisas, principalmente as coisas boas que tanto almejamos e das quais, acreditamos, dependem a nossa felicidade. Só isso já seria motivo suficiente para ser considerado importante em nossas vidas. O problema é que ao tentar ganhá-lo, muitas vezes, nos deparamos com um lado nosso que não é muito bom que é a ganância, aquela ambição desmedida que nos leva a perder a noção de certo e errado ou até mesmo do bom senso.
Muita gente se perde diante da possibilidade de possuir grandes somas. Sobretudo quando nos lembramos de uma máxima muito nossa conhecida que diz que ninguém ganha muito dinheiro ou se enriquece trabalhando. Isso leva muitos a pensar que para ter muito é preciso deixar de lado a ética, a moral e até mesmo o senso de humanidade. 
Para essas pessoas, vale tudo para enriquecer e passar a fazer parte do seleto grupo daqueles que detêm quase todo o capital do mundo, não se importando que o seu acúmulo e retenção esteja causando dor e sofrimento em milhões mundo afora. Muito pelo contrário, parece que isso lhes causa prazer.
É isso que vemos acontecer hoje em relação aos nossos políticos. Eles são eleitos para resolver os problemas do povo que eles mesmos gostam de alardear que é sofrido e carente de muitas coisas, mas quando chegam no poder e veem-se diante de grandes somas de dinheiro decidem embolsá-lo e deixa o povo na miséria e no abandono.
Esse é o exemplo mais triste que temos do mal que o dinheiro pode fazer não só a uma pessoa em particular, mas a toda uma coletividade quando é usado para outro fim que não seja o de proporcionar o bem estar de todos. Algo bom e que foi criado para facilitar o comércio entre povos e nações, acabou como motivo de cobiça e ambição desmedida. 
Dinheiro é bom e ninguém deve sentir-se envergonhado por querer possuí-lo para comprar aquilo que deseja ou necessita para viver. O que não se pode é tornar-se escravo dele. Nesse caso, ele vira uma arma perigosa pela qual matam-se e morrem-se. Ame o dinheiro, queiram bem a ele, mas ame muito muito a vida e o desapego.

Bom domingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário