Pesquisar este blog

novembro 26, 2023

Amemo-nos, acima de qualquer coisa.

Hoje, vamos tocar num assunto um tanto polêmico e que tem, infelizmente, se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade, ou seja, a questão do suicídio. A cada dia mais e mais pessoas têm dado fim às suas vidas, pelas razões mais diversas. 

A pergunta que não quer calar é: o que leva uma pessoa a tomar atitude tão drástica? Todos sabemos que, como diz o dito popular 'viver, não é para amadores', que precisamos estar sempre preparados para enfrentar momentos em que nos é exigido um pouco mais de esforço, fé em algo maior, resiliência e, sobretudo, aceitação. Caso contrário, tudo fica mesmo difícil de ser encarado.

Por outro, sem ter a pretensão de julgar, nunca devemos esquecer que somos, em qualquer situação que se apresente, os verdadeiros responsáveis por nossas vidas e pelas nossas ações. A vida pertence a nós e a mais ninguém. Nascemos sozinhos e igualmente morremos sozinhos. Por mais que nossas vidas sejam atreladas às vidas de outras pessoas, a nossa individualidade sempre permanece. 

Em nenhum momento, podemos acreditar que ao perder o convívio (ou o amor) de alguém perdemos também a capacidade de viver, de seguir em frente. Se esse tipo de pensamento passa pela nossa cabeça, devemos nos livrar dele imediatamente. A vida é um dom que nos foi dado, individualmente. Pessoas entram e saem de nossas vidas, nós permanecemos. Amemo-nos, acima de qualquer coisa.

Um excelente domingo e uma semana bastante produtiva para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.



novembro 19, 2023

Assumindo o controle de seu 'carro'.


Imagine que você é um carro. Imaginou? É claro que você visualizou o carro de sua preferência, provavelmente o que já possui ou aquele que pretende ter um dia. Velho, novo, caro ou popular, não importa. Basta que seja um carro.

Independente de qualquer coisa, todos temos consciência de que um carro não anda sozinho. Para que que se movimente ele precisa primeiramente ser ligado e depois receber os comando para que saia do lugar, não é mesmo?

Assim também é a nossa vida. Tal como o carro, nosso corpo e nossa alma precisam de certos estímulos para que se coloquem em movimento. Somente dessa maneira, nossos desejos, planos e objetivos de vida poderão se realizar.

Sem o nosso estímulo, sem a nossa decisão de sair da imobilidade em que nos encontramos nada daquilo que desejamos poderá realmente acontecer. Portanto, ligue esse carro e se ponha a caminho da realização de seus objetivos. Lembrando sempre que, como o carro, o corpo precisa de combustível (alimentação não somente física, mas principalmente espiritual) para que coloque em movimento. 

Seja um bom motorista.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e. GRATIDÃO.

novembro 15, 2023

O mundo de Sofia.

 


Infelizmente não é uma tradição o ensino de filosofia, ou mesmo princípios filosóficos, nas escolas brasileiras. Pelo contrário. Falar de filosofia sempre é visto como 'assunto-cabeça', conversa de maluco. 

Pena que ainda seja assim, não é mesmo? O ensino de filosofia nas escolas abriria os horizontes de nossos estudantes, fazendo com que tivessem uma visão mais abrangente do mundo, não somente para prestar exames para entrar na faculdade, mas para a vida em geral. 

Existem, felizmente, livros que tentam preencher esse vazio de nossos currículos escolares e um deles é 'O mundo de Sofia', de Jostein Gaarder.  Lançado nos anos noventa, do século vinte, o livro narra a relação entre um professor de filosofia e sua aluna, Sofia. 

Através de uma história bem amarrada o autor percorre o caminho da filosofia, desde os pré-socráticos até os nossos dias. Dessa forma, qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha ouvido a falar de Demócrito, Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel e tantos outros, poderá conhecer essas figuras fundamentais para compreensão do universo que nos rodeia.

Não tenho a menor dúvida de que se o ser humano buscasse se inteirar mais dos assuntos pertinentes à filosofia o mundo seria um lugar muito melhor de se viver. Por isso, essa é a hora.  'O mundo de Sofia' pode ser um bom começo e está na internet, de graça. São quase novecentas páginas, mas vale o sacrifício.  

Boa leitura.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.




novembro 12, 2023

Fuxiqueiros da própria vida.


 Não faz muito tempo, as pessoas viviam reclamando do fato de terem suas vidas expostas por pessoas e órgãos de imprensa que, maldosamente, traziam a público passagens, muitas delas de foro íntimo, de suas vidas. Não raramente, essas reclamações acabavam em tribunais, com pedidos de altíssimas indenizações.

O advento das redes sociais trouxe grandes mudanças significativas para a sociedade, sobretudo no que diz respeito a forma como passamos a nos mostrar e sermos vistos, não há como negar isso. As pessoas ainda reclamam quando têm suas intimidades expostas ou sofrem algum tipo de agressão, mas algo mudou substancialmente.

Agora as pessoas não esperam que alguém revele suas intimidades ou podres', como se dizia antigamente, mas elas mesmas estão se expondo. Fatos que antes seriam mantidos em segredo e eram levados para o túmulo passaram a ser relevados nos Podcasts pelos próprios, como forma de chamar a atenção dos internautas e, consequentemente, manter uma boa audiência.

Num julgamento, provavelmente apressado, tem-se a impressão de que as pessoas, principalmente os pseudo artistas ávidos de plateia, parecem estar fazendo 'fuxico' de suas próprias vidas, em busca de algum fato cabeludo para revelarem no próximo Podcast. Se essas revelações são verdadeiras ou não parece ser de pouca ou nenhuma relevância, o importante é manter a audiência interessada. 

Excelente  domingo e uma semana produtiva para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.

novembro 05, 2023

Deixemos a tristeza pra lá.

 Em algum momento parece que fomos convencidos, talvez pela família, pela religião ou por nós mesmos, de que nascemos condenados a viver uma vida marcada pelo sofrimento e que, por mais que nos esforcemos, não há como escapar dessa 'sina'. 

Escudados por essa crença, passamos a vida reclamando de tudo e de todos. Tudo o que nos acontece ou deixa de acontecer é culpa dessa sina, da qual acabamos por nos convencer de que jamais nos livraremos.

Será mesmo verdade que nascemos destinados à dor e ao sofrimento perenes? E onde está aquele Deus bondoso e justo que, apesar de em  muitos momentos se irritar com nossos erros e faltas, nos criou à Sua imagem e semelhança? Onde está com que responde?, diria o poeta.

Diante dessas perguntas, parece que as coisas não se encaixam bem, pois um Deus bom e justo não criaria seres destinados à dor e ao sofrimentos, não é mesmo? Independente disso, nessa altura já deu para entender que reclamar não adianta de nada, não é verdade?

A melhor saída, creio, é deixar esse negócio de sina pra lá e tentar inverter a situação, fazendo a tristeza dar lugar à alegria, á insatisfação ao contentamento de estar vivo, de poder respirar, falar, andar, cantar... 

Precisamos, antes de qualquer coisa, honrar a vida que recebemos e entender, de uma vez por todas, que alegria e tristeza são apenas questão de ponto de vista. Deixemos de ser aquela criança que acreditava em 'boi da cara preta', 'mula-sem-cabeça',  bicho-papão', pois crescemos. E lembre-se: acreditar ou deixar de acreditar no que quer que seja depende apenas de nós.

Excelente semana para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

novembro 02, 2023

Dia de lembrar, perdoar e agradecer.

Muitos veem Finados como o dia de homenagear os entes queridos que já se foram, mas também há aqueles que têm a data como um dia triste e até depressivo. A data, no entanto, é um bom momento para refletirmos a respeito daquilo que a maioria não gosta de lembrar, ou seja, a brevidade e fivnitude da vida.

Além disso, é um momento de lembrar a nossa ligação com aqueles que não estão mais entre nós e a grande importância que eles tiveram em nossas vida, seja para o bem ou para o mal. Nossa ligação não é somente com aqueles parentes que conhecemos e com os quais convivemos, mas com todos aqueles que estamos ligados, desde sempre. 

Essas pessoas são, na maioria dos casos, os nossos antepassados, pessoas sem os quais não estaríamos aqui hoje. Todos temos antepassados e vivemos com eles, mesmo que não recordemos, uma relação que envolveu (e envolve) amor e ódio. E, com certeza, deixou marcas, que precisam ser apagadas ou simplesmente suavizadas, para que possamos seguir nossas vidas.

Muitos apelam para orações, mantras e até as conhecidas sessões de descarregos, em igrejas (?) e centros de Umbanda, mas a melhor maneira de pacificar nossa relação com nossos antepassados (os finados) é perdoando e pedindo perdão pelas marcas que podem ter ficado dessas relações.

Porém, nunca é demais lembrar que Finados é sempre um 'memento mori, ou seja, a vida é passageira e a morte vem para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.