Pesquisar este blog

agosto 31, 2022

Sem descanso, mas com grandes perspectivas.


A ideia de que a vida é uma labuta cansativa levou a humanidade a, salvo algumas poucas variações, ver a morte com um grande merecido descanso. Toda vez que morre alguém, independente do tipo de vida que a pessoa tenha levado aqui na terra, das dificuldades ou facilidades que tenha encontrado pelo caminho, logo se ouve o comentário: "Descansou" ou "Que descanse em paz".

É pouco provável que a morte seja exatamente o descanso do guerreiro como querem fazer entender ao usarem essas frases muitas vezes ditas mais pelo costume ou pela repetição de um padrão que se criou do que porque se acredita realmente no que está dizendo. É provável que desde a morte do primeiro ser vivente, elas já tenham sido usadas.

Para começo de conversa, não existe morte como entendemos, ou seja, essa ideia de que vamos para um lugar (se fizermos por merecer, é claro) aprazível onde passaremos o resto dos tempos descansando é, no mínimo, fruto da imaginação.

Se você vê a morte (passagem para os espiritualistas) dessa maneira e julga que todos aqueles que já partiram estão nesse "descanso" pode tirar o 'cavalinho da chuva", pois quando deixamos nosso corpo carnal voltamos apara vida que tínhamos antes de encarnar. reencontrando assim a nossa essência.

Portanto, antes de desejar que alguém descanse em paz, deseje que siga seu caminho rumo à luz e que sua passagem pela terra tenha sido um grande aprendizado.. Quanto ao descanso, lamento informar que ele deve ficar para outra ocasião.

Esperança e fé.

agosto 28, 2022

Sentimento libertador.


A onda de feminicídios que tem varrido o mundo trazendo muita dor e sofrimento a pais, filhos, irmãos e amigos das vítimas nos últimos tempos, além de causar perplexidade, principalmente pela barbaridade dos crimes, confirma que o machismo continua arraigado em nossa sociedade e mostra a dificuldade que não somente os homens, mas praticamente toda a humanidade, tem ao enfrentar o fantasma do fim de um relacionamento.

Sei que não é fácil aceitar com naturalidade o fato de que alguém não deseja mais viver ao nosso lado, mas é preciso não se deixar levar pelo ressentimento e agir de maneira irracional, pois é daí que nascem as reações que acabam por terminar quase sempre de maneira trágica. 

Os relacionamentos não são para sempre e é natural que a outra pessoa queira partir para outra, sobretudo quando já ficou provado que não vale a pena. seguir em frente, seja pelo motivo que for. Querer manter uma pessoa ao seu lado a qualquer custo não é um comportamento aceitável e pode ser sinal de doença ou falta de amor próprio.

Antes de amar o outro devemos amar a nós mesmos. Dessa maneira, saberemos respeitar a vontade da outra pessoa, uma vez que é exatamente isso que queremos para nós. O amor não é uma prisão, pelo contrário, é um sentimento libertador.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.

agosto 21, 2022

Atendendo a porta.


Um simples sonho quase sempre necessita de muita coisa para que venha a se realizar. Dinheiro é sempre o primeira palavra que vem à nossa mente, não é mesmo? Porém, há algo que em muitos casos supera o poder aquisitivo: pessoas. Quando sonhamos ou simplesmente planejamos o futuro, mesmo que não percebamos, incluímos pessoas conhecidas, como familiares e amigos, mas também pessoas que provavelmente nunca vimos antes e sequer imaginamos que existam.

Em outras palavras, para que cada sonho ou plano seja realizado um exército de conhecidos e anônimos precisa ser arregimentado. Isso, além de provar que ninguém consegue ser feliz sozinho, sinaliza que devemos ficar atentos a cada pessoa que entra em nossa vida, pois nunca sabemos qual será o papel que vai representar em nossa trajetória.

Cuidado com a maneira que recebemos aqueles que batem à nossa porta! Os preconceitos são os maiores entraves que enfrentamos nesse momento, pois temos o hábito de julgar baseando apenas na aparência, na visão exterior que temos das pessoas, atitude que geralmente nos leva a cometer erros e engamos muitas vezes fatais.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança e fé.

agosto 17, 2022

Quem anda falando de mim por aí?


Essa é a pergunta que geralmente fazemos ao descobrir que tem alguém fazendo fofoca com nosso nome, não é mesmo? A irritação é inevitável, afinal, ninguém gosta de ver seu nome sendo malhado por aí. O passo seguinte é saber quem é o fofoqueiro ou fofoqueira que, por absoluta falta do que fazer, resolveu nos pegar para 'Cristo'.

Muita gente não deixa barato, procura o (a) desocupado (a) e parte logo para briga. A situação geralmente marca o nascimento de uma grande inimizade, pois nos sentimos traídos, expostos e isso é considerado o mínimo imperdoável.

No entanto, embora não se possa negar que fofocas e fofoqueiros existam aos montes por aí, tem uma pessoa que sempre faz fofoca a nosso respeito e a gente nem se dá conta. Quer saber quem é essa pessoa que não para de entregar cada passo que a gente dá?

Quase ninguém se dá conta, mas talvez sejamos a única pessoa responsável pelo nosso nome andar 'em boca de Matilde'. Sim, é isso mesmo. Esqueçamos esse negócio de pensar que pessoas próximas ou distantes não fazem outra coisa na vida que não seja falar mal de nós. 

Se estão falando bem ou mal é porque nós mesmos espalhamos por aí, pois somos maiores delatores. O que os fofoqueiros fazem é espalhar as notícias que nós 'publicamos' a nosso próprio respeito por onde passamos. Se dizem por aí que estamos felizes ou tristes, se somos amáveis ou intratáveis, ricos ou pobres, burros ou inteligentes, bonitos ou feios somos nós que contamos através do nosso corpo, da nossa voz e, sobretudo, de nossas atitudes.

Portanto, chegou a hora de pararmos de falar mal de nós mesmos. A única maneira de falarem cada mais coisas boas a nosso respeito é  fazendo um exame de consciência para ver qual tipo de 'fofoca' espalhamos a nosso redor.


Boa noite!


agosto 14, 2022

Nada acontece por acaso.

Se tem uma coisa que ninguém pode negar é que nada é para sempre. Como diz aquela canção: "nem o pra sempre é pra sempre". Da mesma forma que a natureza, estamos sujeitos a mudanças de estação, ora calor, ora frio, tempo bom e mau tempo se alternam independentemente da nossa vontade.

Nascemos sob o signo da transitoriedade da vida e de todas as coisas que nos rodeiam. Se hoje estamos num lugar vivendo felizes e acreditando estar seguros, mas no outro dia tudo pode mudar num piscar de olhos e sermos obrigados a encarar uma realidade totalmente diferente.

Um dos maiores, senão o maior, desafios que a humanidade enfrenta talvez seja a falta de certeza de que nosso próximo passo, ou o que estamos planejando fazer no futuro, é mesmo o mais correto a ser dado e se vamos encontrar a felicidade, o sucesso, ou uma grande decepção.

Andamos às cegas seguindo um roteiro improvisado a cada momento, as vezes sob a capa de uma rotina que parece entediante e sem fim, porém, acontecimentos inesperados (e quase sempre indesejados) podem mudar tudo de uma hora para outra. As pessoas que amamos partem, os bens materiais se vão e nós mesmos mudamos a cada segundo, embora possamos não nos dar conta disso, o que nos leva a viver como se não houvesse amanhã, como se tudo fosse definitivo.

Alguém já disse que nada acontece por acaso. Por isso, o grande lance é procurar estar preparado, e também consciente, para as mudanças que podem ocorrer e que sejam elas quais forem e que efeitos tenham sobre a nossa vida e sobre os nossos sonhos elas sempre vêm para o nosso engrandecimento, para nosso crescimento pessoal e espiritualmente. 

Boa semana para todos.

Esperança e fé.

agosto 09, 2022

O amigo que você gostaria de ter.

É uma sensação muito boa se sentir querido, amado e importante na vida das pessoas. Na verdade, é um sonho comum ocupar um lugar de destaque na vida das pessoas que estão mais próximas de nós e das que mais amamos. 

Ao mesmo tempo, sabemos que agradar não é uma tarefa fácil. Às vezes, passamos a vida inteira tentando, mas somos ignorados ou recebemos uma atenção que em nada condiz com aquilo que desejamos.

E isso acontece porque esquecemos que a melhor maneira de ser importante na vida de alguém é tornando-se necessário, imprescindível mesmo. Não podemos simplesmente ser mais um na vida da pessoa, mas alguém que faça a diferença, alguém com quem aquela pessoa possa contar em seus momentos de tristeza, dor e angústia e também nos momentos de festa e alegria.

Devemos ser aquele que apoia, suporta, incentiva e, por outro lado, seja capaz de dar um 'puxão de orelha' na hora certa. Não somos obrigados a concordar com tudo que nosso amigo(a) faz ou deixa de fazer. Afinal de contas, amizade não é cumplicidade, 

Trocando em miúdos, seja o (a) amigo (a) que você gostaria de ter.

Boa noite!

agosto 07, 2022

Espíritos que nos rodeiam.



Quando falamos em espíritos geralmente nos referimos aqueles que atingiram a iluminação total e hoje atuam como conselheiros da humanidade encarnada com seus ensinamentos e conselhos certeiros. Neste mundo de atribulações sem fim, quem não gostaria de ter um desses 'anjos da guarda' do seu lado o tempo todo indicando o caminho certo a seguir, livrando das armadilhas e suavizando o fardo, não é?

Por outro lado, evitamos até mesmo pensar nos espíritos que ainda, por desconhecimento da verdade ou por vontade própria vivem nas sombras e guetos do mundo envolvidos em maus fluidos e dominados por deias destrutivas. O que parece, num primeiro momento, uma atitude bastante acertada. Afinal, quem nunca ouviu conselhos dos pais para evitar as 'más companhias ou mesmo o velho ditado 'olha com quem andas'?

No entanto, antes de evitar a companhia dos espíritos dos 'maus espíritos' precisamos entender que é inevitável que neste exato momento alguns estejam bem próximos de você, não necessariamente tentando te incutir ideias destrutivas, mas atraído pelas suas, ou seja, somos nós que inspiramos e atraímos aqueles que são considerados maus espíritos, demônios, capetas ou qualquer outro nome que queiramos dar a eles.

Nunca devemos esquecer que os bons espíritos nos inspiram com seus bons fluidos e conselhos edificantes. Os 'maus espíritos', por sua vez, são inspirados por nós, pois imitam as nossas ações e pensamentos.

Lembremos sempre que temos a companhia que atraímos. Ao mesmo tempo, estamos o tempo todo influenciando aqueles que nos rodeiam,  encarnados ou desencarnados, tanto para o bem quanto para o mal.

Pense nisso.

Bom domingo e excelente semana para todos.


agosto 04, 2022

Engole o choro, menino!

 


Quem, quando criança, num momento de birra, não ouviu a ordem para 'engolir o choro'. Mesmo que você tenha sido a mais angelical das crianças, muito certamente ouviu esse ordem algumas vezes, saída da boca de pai, mãe. baba ou qualquer adulto de plantão. 

Provavelmente, sua infância tenha ficado para trás faz algum tempo, mas continue, em algumas situações, tendo a impressão de que a qualquer momento alguém vai bradar a temia frase. O choro a ser 'engolido' com certeza não é proveniente de uma birra de criança, mas dos muitos problemas trazidos pela vida adulta.

Particularmente, confesso que vez ou outra nem espero a ordem chegar e trato de 'engolir o choro' por conta própria, pois é  a única saída para não sucumbir. Embora possa soar cruel e desumano, afinal de contas, uma vez que extravasar os sentimentos sempre pareceu ser a melhor terapia, não é mesmo? 

Entretanto, essa atitude sempre me fortaleceu, impediu que eu sentisse pena de mim mesmo, perigo que geralmente corremos nos nossos momentos de dor e angústia.

Boa noite!

Muita luz no seu caminho.

agosto 02, 2022

Eu não era o único.

 

Há cerca de seis anos descobri que estava renal crônico. A descoberta foi devastadora para mim, pois veio acompanhada da sensação de que a minha vida tinha chegado ao fim. De repente, tive de abrir mão de todos os planos que tinha para o futuro, no âmbito profissional e no pessoal. e me vi privado de fazer atividades, mas que me davam muito prazer, como tomar um simples copo de água.

Não sei se você sabe do que é ser 'renal cônico', porque eu não sabia até receber esse diagnóstico. Vamos lá. Uma pessoa é considerada renal crônica quando os rins (os dois) param de funcionar sem nenhuma possibilidade de retomar suas funções. A partir daí,  a pessoas passa a depender de uma máquina de diálise para sobreviver.

Posso dizer, sem correr risco de ser considerado exagerado, que  desse momento em diante praticamente não se vive mais de forma normal. As sessões de hemodiálise, geralmente três por semana, com duração de quatro horas cada) passam a ser a grande prioridade e uma sessão perdida na semana pode complicar ainda mais o quadro.

E mais: adeus viagens, compromissos, comidinhas preferidas, bebidas e, o principal, adeus a vaidade, a liberdade de ir e vir despreocupadamente. Além disso, é recomendado que o renal sempre tenha alguém do lado, meio que uma babá, em caso de 'passar mal'. Sem esquecer que não deve marcar compromisso para depois da hemodiálise, porque nunca se sabe como você vai sair da sessão, pois muitos saem da clínica diretamente para o hospital.

No meio de tudo isso, me deu um estalo: descobri que eu não era o único, que muitas outras pessoas passavam pelo mesmo problema e, tomando certos cuidados, um renal crônico pode levar a vida sem grandes atropelos. Outra grande descoberta foi que havia uma luz no fim do túnel, mas falo disso no próximo post.


Boa noite!