Pesquisar este blog

julho 01, 2017

Mudar de ideia não é ser volúvel ou fraco, é ser inteligente.

Resultado de imagem para imagem de pessoas que mudam de ideiaAprendemos desde cedo que ter firmeza de caráter é tomar uma decisão e não mais voltar atrás. Mudar de ideia é coisa de fracos, os forres tomam uma decisão e a mantêm firmemente até o fim mesmo que isso custe suas vidas. Qualquer coisa diferente disso seria uma clara demonstração de fraqueza e levaria à desmoralização total, pois cabe aos fracos mudarem de ideia e reverem posições.
Será que é assim mesmo que a coisa funciona? Estaríamos mesmo fadados a sermos considerados pessoas sem caráter pelo fato de em algum momento revermos nossas posições diante deste ou daquele assunto? Creio que não é difícil chegar à conclusão que pensar dessa forma é uma grande prova de ignorância. 
Não podemos ficar presos às decisões que tomamos no passado como se elas fossem verdades imutáveis. Temos todo o direito de mudar de opinião quantas vezes quisermos sem que isso denote fraqueza ou falta de caráter. Pelo contrário. É bastante saudável que nos disponhamos a rever nossas decisões e tenhamos coragem de assumir que a nossa antiga posição não representa o nosso pensamento atual.
Antes de ser motivo de vergonha ou constrangimento, essa atitude é clara demonstração de que acompanhamos a evolução das coisas e uma coisa que parecia boa ou certa em determinado momento pode não ser num outro. O mundo muda, as coisas mudam, nós mudamos também. Uma decisão que parecia justa na nossa juventude ao ficarmos um pouco mais velhos e tornarmos pessoas mais experientes pode parecer absurda e sem sentido.
Portanto, não devemos ter medo de mudar nossa posição diante de qualquer coisa na vida e tomar atitudes que antes seriam impensáveis para nós. Não importe que digam que você é "vira casaca" e que está sempre mudando sua maneira de pensar. Provavelmente essas pessoas têm vontade de fazer o que você está fazendo e não têm coragem de dar o primeiro passo.
Livremo-nos da escravidão do pensamento único, do olhar sempre na mesma direção. O mundo está em constante evolução e nós devemos acompanhar. Do contrário, corremos o risco de ficar presos a nós mesmo, incapazes de ver o que está acontecendo do outro lado da rua, na esquina mais próxima ou mesmo dentro de nós.
Se for preciso mudemos uma, duas, quantas vezes for necessário. O importante é que não nos prendamos às verdades imutáveis. Elas não existem.

Bom final de semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário