Pesquisar este blog

dezembro 31, 2023

Adeus ano velho, feliz Ano Novo!


 Neste período, os meios de comunicação (a televisão, especialmente) costumam apresentar uma retrospectiva dos principais fatos que ocorreram durante o ano, como forma de fazermos uma reflexão dos avanços e recuos, as conquistas, sucessos e, infelizmente, as perdas e os fracassos ocorridos.

Nas nossas vidas, creio, não é diferente. Não temos o cuidado, obviamente, de sair por aí coletando dados, fazendo comparações, mas não podemos escapar de dar uma olhando para trás. Quase sempre, como acontece quando assistimos a essas maçantes programas de retrospectivas, nos surpreendemos, para o bem e para o mal, com fatos dos quais já não mais recordávamos, ou nem mesmo acreditamos que realmente aconteceram.

Isso acontece porque vivemos praticamente ligados no piloto automático, as coisas se sucedem umas às outras sem que tenhamos tempo de vivê-las com a intensidade que elas merecem. Às vezes, nem percebemos que estamos inseridos, que fazemos parte do enredo de nossas próprias vidas. No fundo, nos sentimos um pouco como meros expectadores, que veem tudo de fora sem tomar parte, sem se deixar envolver.

É nessa horas que, em muitos casos, nos arrependemos de não ter dado atenção aos acontecimentos que, agora, vistos de longe se revelaram tão importantes, tão vitais, mas que naquele momento acreditamos ser apenas bobagens. Infelizmente, percebemos que o tempo passou, que não podemos voltar atrás. Resta-nos apenas olhar para o novo tempo que vai chegar e, nele, tentar prestar mais atenção às coisas ao nosso redor, sobretudo as mais simples e corriqueiras, pois elas se revelam, no final das contas, as mais relevantes.

Adeus ano velho, feliz ano novo!

dezembro 25, 2023

Então é natal. Viva essa magia.


Se você, como eu, não é mais criança e nem tem crianças por perto, com certeza, percebeu que a simbologia do natal foi ficando meio perdida, ou mesmo borrada pelo tempo. Não temos mais o afã que tínhamos antes, quando logo percebíamos a data se aproximando. Agora, não fossem as lojas se enfeitarem para estimularem as vendas, a televisão e s ruas se encherem de propagandas não tenho dúvida de que a data passaria simplesmente despercebida. 

Faz tempo que não preparamos listas de pedidos para 'Papai Noel', nem esperamos por sua chegada. O tempo vai nos deixamos cada vez mais céticos e isso é uma pena. Não devia ser assim. Apesar de toda mercantilização que se fez da data, o natal, principalmente se a gente olhar pela questão do nascimento de Jesus, sempre vai ser um período de renovação, um momento em que podemos (devemos seria o termo correto) parar para refletir sobre a nossa vida, nossa postura diante do mundo e qual é o nosso papel aqui.

Portanto, aproveitemos essa atmosfera boa que rola no Natal e nos deixemos levar pelos jingles que cantam a esperança de dias melhores e, se pudermos, voltemos um pouco a ser aquela criança que sonhava com um 'Papel Noel' voando pelos ares com seu trenó, movido por renas, repleto de presentes mágicos, que faríamos de nós as pessoas mais felizes do mundo. Vivamos essa magia. Nós podemos.

Feliz Natal!

dezembro 24, 2023

Espiritualizar-se demanda muito estudo e força de vontade.

Quem, por mais materialista que seja, não gostaria de se tornar uma pessoa altamente espiritualizada, ou seja, ter acesso à altas virações, livrando-se de uma vida mesquinha e cheia de apegos com a que, geralmente, levamos? Acho que não seria apressado dizer que a maioria das pessoas, na verdade, busca essa espiritualização, essa iluminação. 

Infelizmente nos ensinaram desde o berço a acreditar que isso é algo impossível de conseguir, ou que é apenas para alguns poucos escolhidos, como os santos e os anjos. No entanto, posso afirmar que embora seja algo realmente difícil, pois ninguém se torna espiritualizado de uma hora para outra, como num passe de mágica, também não é impossível. 

Apenas se trata de um trabalho diário, uma construção feita tijolinho a tijolinho. É preciso arregaçar as mangas e partir para a busca dessa pretendida espiritualização através de muito estudo, muita pesquisa e, talvez o mais importante, voltar-se para dentro de si, empreender uma verdadeira jornada interior. A maioria das armas de que necessitamos para nos transformar em pessoas mais voltadas para coisas 'do alto' está dentro de nós mesmos. Portanto, siga a sua intuição, ela é o nosso maior guia. 

Dizem que quando o discípulo está pronto o mestre aparece e essa é uma grande verdade. Você vai perceber que livros, filmes, palestras, reportagens sobre espiritualidade, tudo aquilo que, no fundo, sempre buscou vão aparecer quase magicamente em seu caminho. Portanto, esteja atento (a), pois esses 'sinais' são valiosos e eles aparecem quando a gente menos espera. Não perca tempo, a hora é agora.

Bom domingo e excelente semana a todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

dezembro 17, 2023

Vale tudo para vencer na vida?

Quem não gostaria de ser portador de um grande talento e com ele se destacar no mundo? É sempre bom quando vemos alguém ganhar fama, dinheiro e, até mesmo, poder através de algum talento recebido de forma natural da vida, de Deus, ou de qualquer outro meio que seja, não é?

Como nem todo mundo tem essa sorte, o que resta é lutar para se destacar através de muito estudo, esforço, trabalho duro e muitas doses de sacrifício. Muita gente se empenha e consegue grandes resultados e, felizmente, se destaca. Porém tem aqueles que embora queiram igualmente 'vencer na vida'  não querem saber dessa história de estudo, esforço, sacrifício ou trabalho duro.

Esse tipo de pessoa, geralmente, opta pelo pior meio de encontrar destaque na vida que é, acreditar que para que tenha destaque aqueles que estão à sua volta devem, necessariamente, serem menores. É aquela execrável forma de subir pisando na cabeça de quem está por perto, principalmente desprezando, diminuindo ou intrigando adversários ou concorrentes.

Vemos isso acontecer, com frequência, no mundo politico, nas grandes empresas, mas também em lugares mais simples, entre pessoas mais humildes. Infelizmente, algumas pessoas abrem mão de serem justas e honestas acreditando que, para vencer na vida, vale tudo.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

dezembro 10, 2023

Coincidências?

 

Sabe aquelas coisas que aparecem em nosso caminho meio que como por encanto e nos deixam, muitas vezes, bastante intrigados? Às vezes, pode nos deixar até mesmo apavorados. Tipo você pensa numa pessoa, objeto, desejo ou situação e, de repente, se materializa na sua frente. Muitos chamam a isso coincidências. Porém, os entendidos preferem acreditar que é a força do nosso pensamento.

Sim, a maravilhosa, mas igualmente muito perigosa, força do pensamento. Também conhecida nos meios esotéricos como a força da atração, que diz que atraímos para nós tudo aquilo que pensamos, desejamos ou simplesmente imaginamos. Partindo daí, nunca é demais lembrar, que não devemos negligenciar os nossos pensamentos, pois eles são capazes de nos surpreender, tanto positiva quanto negativamente, que fique bem claro.

É tudo muito simples. Se queremos uma vida de felicidade, não devemos ficar o tempo pensando ou falando de coisas ruins, tristezas, tragédias. Ao mesmo tempo, se queremos atrair para nós fartura, não devemos pensar ou falar de escassez. Pelo contrário, devemos ter a fartura e a felicidade como metas de vida.

Da mesma forma. não devemos reclamar daquilo que temos, pois toda conquista, por menor que seja, é bem-vinda. Na verdade, devemos, sinceramente, agradecer por essas conquistas, demonstrar que somos gratos pelo que a vida nos proporcionou. Assim. provamos a nossa gratidão e o quanto estamos preparados para receber mais e mais da infinita provisão que o Universo (Deus, Divina Providência ou qualquer outro nome que queira dar) tem para nos.

Pense bem nisso.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, fe, amor e GRATIDÃO.

dezembro 03, 2023

Se eu ganhasse na loteria...

 É comum ouvir alguém dizer que se ganhasse uma bolada na loteria mudaria (para melhor, eu acredito) a vida de todos aqueles que vivem à sua volta. Embora nunca tenha tido notícia de que alguém que ganhou o grande prêmio e cumpriu a promessa, confesso que acho essa uma boa ideia. Afinal de contas, há mesmo muita pobreza no mundo e seria muito bem-vindo que alguém, em podendo, fizesse alguma coisa para que essa triste realidade.

No entanto, não deixo de me perguntar até que ponto é correto intervir na vida das vidas, mesmo que seja com as melhores intenções. É aí que vem à cabeça aquela máxima que diz que é melhor ensinar a pescar que dar o peixe. Ajudar é sempre bom, mas é preciso que as pessoas, antes de qualquer coisa aprendam a criar seus próprios meios de sobrevivência, que saibam 'andar com as próprias pernas' e não fiquem paradas à espera de ajudas que caiam do céu.

Todo ser humano, independente de sua situação social, tem condições de lutar pelos seus objetivos; ninguém é coitadinho. Recebemos, ao nascer, capacidades que precisam ser descobertas e desenvolvidas. É verdade que ninguém nasce sabendo, a vida é um aprendizado constante. Precisamos nos colocar à disposição de aprender, de adquirir novas habilidades e tentar, dentro do possível, acompanhar as mudanças que têm ocorrido, cada vez de forma mais acentuada, à nossa volta.

Se ganhar na loteria, antes de qualquer coisa, ajude a si mesmo (a). Não esqueça que esse prêmio veio para resolver, em primeiro lugar, as suas necessidades. O principal necessitado, nesse caso, era você. E nunca se esqueça também que quando estamos bem, mesmo sem perceber, contagiamos todos aqueles que estão à nossa volta.

Excelente domingo e uma semana bastante produtiva.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.