Pesquisar este blog

junho 24, 2017

Suavizando nosso olhar.

Resultado de imagem para imagem para suavizando a maneira como olhamos o mundoAlguém já disse que feio e belo é uma questão de ponto de vista. Uma coisa olhada de um determinado ângulo pode parecer feia ou bonita dependendo do olhar, que por sua vez vai depender do humor e do grau de envolvimento com coisa olhada.
Isso me leva a pensar que é quase impossível que o nosso julgamento seja totalmente isento e que possa coincidir com o julgamento que outra pessoa faça sobre a mesma coisa, mesmo quando acreditamos que pensamos igual ou de maneira parecida. Quando julgamos, quase sempre inconscientemente, usamos a nossa visão de mundo não a razão como costumamos pensar e a nossa decisão é baseada nisso. Por isso temos visões e opiniões tão diferentes sobre as mesmas coisas. Um pode achar uma montanha uma linda paisagem, o outro pode ver a mesma montanha apenas como uma barreira que o impede de ver o que há do outro lado. 
Tudo na vida depende do nosso olhar, da maneira que enxergamos as coisas. Nosso olhar determina não só o belo e o feio, mas também o que é bom ou ruim, o que vale e o que não vale a pena. Nosso olhar pode enfeiar ou embelezar as coisas. É ele que decide se o mundo em que nós vivemos é um lugar bom para se viver ou não. O mundo esse qye é sempre o mesmo para todos. A diferença é a maneira que com estamos dispostos a ver esse mundo, como olhamos para ele.  
A boa notícia é que podemos moldar o nosso olhar passando a ver um mundo de uma maneira mais doce. Para quê tanta ferocidade nesse olhar? Por que ver o mundo com tanta raiva, ódio e rancor? Já sei. Você vai dizer que a vida não é fácil e que esse olhar duro é apenas uma forma de defesa. Mas de quem ou de que você está se defendendo?  Não seria mais fácil tenar mudar esse olhar? 
Passe a olhar o mundo com mais doçura e o mundo vai se tornar, naturalmente, um lugar muito melhor de se viver. A ferocidade, a dificuldade, todas as barreiras estão muito mais no seu olhar do propriamente no mundo. A violência, o desemprego, a falta de habitação e todos os problemas que enfrentamos em nossa sociedade são reais, ninguém pode negar isso, mas deixar-nos endurecer torna tudo mais difícil ainda.
Suavizar o nosso olhar já é meio caminho andado na busca por soluções para os nossos problemas. Acredite nisso. E se isso poder vir acompanhado de um sorriso nos lábios, melhor ainda. Essa é a nossa grande contribuição que podemos dar não só para o mundo, mas para nós mesmos. 

Bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário