Pesquisar este blog

fevereiro 12, 2017

Viver é correr riscos.

Resultado de imagem para imagem de viver é correr riscosTodos sonham com uma vida tranquila e sem problemas em que bastasse desejar para ter tudo nas mãos na hora e, se possível, sem precisar fazer o menor esforço. Esse é o ideal de felicidade. Talvez um dia, não se sabe quando, chegaremos a esse estágio. Mas isso só acontecerá depois que evoluirmos bastante através do aprendizado constante e não tivermos mais a necessidade de enfrentar as vicissitudes da vida.
Até lá, sem que a luz do conhecimento dissipe a nossa cegueira, estaremos sempre enfrentando problemas e todo o sofrimento que eles geralmente acarretam. Portanto, não adianta tentar fugir da raia. Enquanto estivermos neste plano, vamos sempre encontrar dificuldades em nosso caminho, pois elas são a única maneira que temos para crescer e aprender.
Por isso, ao contrário de querer fugir dos problemas, devermos, antes de qualquer coisa, enfrentá-los de frente e tentar tirar o maior proveito que pudermos deles. Transformando cada problema, dificuldade ou obstáculo em oportunidade de crescimento pessoal e espiritual. Só assim poderemos caminhar no sentido de nos libertarmos dos problemas.
Chorar e reclamar não resolve. Pelo contrário. Só faz piorar. Enquanto estamos chorando e reclamando estamos, sem saber, nos negando a dar um passo à frente e, com isso, aumentando o tempo de duração de nossas provações. Provações essas que nós mesmos atraímos para o nosso caminho através de nossos pensamentos, ações e atitudes. 
Principalmente por causa da nossa eterna mania de reclamar e achar que tudo o que acontece em nossas vidas não é fruto da nossa responsabilidade. Em nossa maneira de pensar, somos eternas vítimas do destino, eternos coitadinhos que sofrem sem saber por que estão sofrendo. Já temos conhecimento o bastante para sabermos que isso não é verdade. 
Tudo o que nos acontece de bom ou de ruim em nossas vidas é da nossa inteira responsabilidade. Além do mais, ninguém nos ofereceu um paraíso quando viemos para a terra. Quem encarna nesse planeta precisa ter consciência de que esse não é um local de férias e regozijo. Basta olharmos para nosso lado para confirmar que não somos os únicos a enfrentar problemas. 
Todos padecem de algum mal, em maior ou menor grau. O que nos difere uns dos outros é a nossa capacidade de entendimento. Uns mais que os outros já entenderam que viver implicar correr riscos. Inclusive o risco de ser feliz. Para isso, basta enfrentar os problemas de frente e sem medo.

Bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário