Pesquisar este blog

março 21, 2015

Sonhos renovados..

Resultado de imagem para imagens de sonhos renovados     Toda vez que uma pessoa tem os seus sonhos destruídos é como se ela morresse. Não uma morte de mentirinha, mas uma morte de verdade. Só que não há enterro, a pessoa continua  andando por aí fazendo todas as coisas que os vivos fazem acreditando estar viva, porém não respira mais aquele ar cheio da seiva da vida que são os sonhos.
    Todos os dias trombamos com centenas de pessoas mortas andando pelas ruas e, provavelmente, também fazemos parte desse batalhão. Para termos certeza se fazemos ou não parte dos mortos-vivos basta descobrir se ainda sonhamos. se ainda andamos por aí fazendo planos de conquistas futuras.
     Se a resposta for sim, muito bem. Você é um felizardo (a) e deve continuar assim, sonhando cada vez mais; E toda vez que tiver um sonho realizado crie outros sonhos, queira mais e sempre mais. É disso que é feita a vida: dos sonhos.
     Se a resposta for não, aí a coisa é séria. Você precisa urgentemente recuperar a sua capacidade de sonhar abandonar essa quase morte e voltar sem demora à vida mesmo que alguém tenha destruídos a sua fé. Sempre se pode voltar a sentir essa seiva da vida correndo em suas veias outra vez.
   Apesar de não parecer, não é nenhum bicho de sete cabeças. Apenas e simplesmente volte a acreditar, a ver poesia à sua volta. Plante um sorriso em seus lábios e siga em frente sem dar ouvidos aos destruidores de sonhos. Eles não suportam os sonhadores, os que acreditam mesmo quando tudo se mostra desesperador.
    Jamais se entregue ao pessimismo, não deixe de ter fé em você mesmo mais do que em qualquer outra coisa. Você não nasceu com outro propósito que não seja o de sonhar e realizar sonhos. O que é a vida senão um grande sonho? As  coisas mudam a todo momento permitindo que os sonhos também mudem. Assim, até os sonhos podem ser transformados, aumentados, ampliados.
     
Sonhe mais, viva mais.

Bom domingo.

março 14, 2015

Frases de duplo sentido.

- Não se preocupe.
- Tudo bem, eu não me importo.
- Não tem o menor problema.
- Faz do jeito que você quiser.
- Se você quer assim...
- Não tem pressa. Eu espero o tempo que for necessário.
- Pode deixar. Eu me viro.
Não se trata de um diálogo maluco. As frases aí em cima são muito usadas diariamente e não tenho dúvida que você as ouviu um monte vezes e, muitas vezes, acreditou nelas. Em outras ocasiões foi você que as usou e também acreditou que estava sendo sincero ao proferi-las.
Sinto muito dizer, mas essas frases são, quase sempre, meros amontoados de palavras destituídos de verdade. Elas são ditas por mera formalidade quando na verdade estamos pensando exatamente o contrário e nos falta coragem para demonstrar isso ou porque acreditamos que não é o momento oportuno para fazê-lo ou porque a (s) pessoa (as) em questão poderia (m) ficar magoada (s) com a nossa "sinceridade".
Portanto, quando dizemos "não se preocupe" é porque queremos dizer que a pessoa que nos ouve deve ficar preocupada sim; se dizemos "tudo bem, eu não me importo", estamos dizendo que não está nada bem e que importamos bastante; com "não tem o menor problema", o problema é enorme, quase insolúvel; "faz do jeito que você quiser" significa se a coisa não for feita do jeito que está combinado, é melhor que não seja feita de jeito nenhum; quando usamos "se você quer assim...", nesse caso, estamos à lá Pilatos, lavando as mãos, a responsabilidade do resultado é toda de quem faz; "não tem pressa. eu espero o tempo que for necessário", quer dizer que não precisa mais fazer, esquece, eu estou desistindo do projeto e "pode deixar. eu me viro" é usada quando se quer dizer umas boas verdades na cara da pessoa e respirou fundo antes, não conte com essa pessoa para mais nada, ela não vai esquecer essa desfeita.
Exageros à parte, é assim que eu me sinto quando uso essas e outras frases tão comuns no nosso dia a dia. A convenção social nos obriga em muitos casos a agir de forma quase dissimulada, principalmente nesses tempos do "politicamente correto", quando em nome do "bom convívio" abrimos mão de nossas verdadeiras opiniões. 
Cabe a cada um fazer a sua interpretação do que se diz ou do que se ouve. Nada que é dito, por mais prosaico que seja, é sem significado. E, geralmente, dizemos muito quando falamos pouco, quando usamos frases de duplo sentido. Aliás, paremos por aqui, esse é um outro assunto.

Bom domingo.

março 07, 2015

Trabalho voluntário.

Resultado de imagem para imagens sobre trabalho voluntário    Acho que falei disso por aqui, mas é sempre bom a gente voltar a tocar nesse assunto. Estou falando do serviço voluntário. Felizmente, as pessoas têm cada vez mais dedicado parte de seu tempo a esse gesto que faz tanta diferença na vida de muita gente.
     Apesar de todos os avanços pelos quais passa a humanidade parece que sempre vão existir pessoas que necessitam da boa vontade dos outros. Não importa o grau dessa necessidade, nem os motivos que levam uma pessoa a estar numa situação desvantajosa. 
     Como bem disse Jesus, "devemos fazer o bem sem olhar a quem". Ou seja, um dos principais mandamentos do voluntário é não fazer julgamentos e nem esperar receber recompensas pelo "bem" que julga estar fazendo. 
     Em muitos casos, o verdadeiro beneficiado é aquele que faz a ação, não aquele que a recebe. Estamos cada um de nós em diferentes estágios de crescimento espiritual e uma situação de penúria na terra nem sempre significa "penúria" espiritual. Aquele a quem estendes a mão pode ser um espírito elevado cumprindo seu caminho na terra.
       E ninguém precisa atravessar o mundo para fazer alguma coisa pelo seu semelhante. Do seu lado, muito próximo de você pode ter alguém que esteja à espera de um gesto, de uma atitude de amor, carinho e compaixão. 
      E isso não fica restrito às camadas mais pobres de nossa sociedade. Muitas vezes, temos dinheiro saúde e somos pessoas tristes e solitárias, portanto dependentes de um sorriso, atenção e companhia. Que alegria não traz ao coração um sorriso, uma atenção momentânea, uma palavra amiga? Só quem recebe pode dizer, não é?
     O único senão é que algumas pessoas engajam-se no serviço voluntário, mas não costumam levar isso muito a sério. Acham que é um trabalho para quando elas não têm "nada melhor para fazer". Grande engano, erro imperdoável. O serviço voluntário é um trabalho como outro qualquer, a única diferença é que não "recebemos" por isso. No mais, a responsabilidade é a mesma ou até maior.
     Por isso, pense bem antes de assumir a responsabilidade de fazer qualquer trabalho em prol dos outros. Seja distribuindo comida na rua, cuidando de idosos em asilos, crianças em orfanatos e comunidade carentes, visitando doentes em hospitais, jovens em situação de risco, presos em penitenciárias, salvando vidas nas estradas, levando a palavra de Deus pelo mundo... Não importa. Devemos tomar esse  "trabalho" como algo prioritário em nossas vidas.  O mais, Deus proverá.

Bom domingo.