Pesquisar este blog

novembro 02, 2013

Vida e eternidade.

     O que é a vida? O que realmente significa viver?  São essas perguntas que nos fazemos toda vez que nos deparamos com algo que não conseguimos entender de maneira racional,  principalmente quando lidamos com a ideia de que tudo é passageiro, embora tenhamos todos a impressão de que tudo dura para sempre.
       Talvez não estejamos tão errados assim. Essa impressão faz sentido. Basta a gente levar em conta que passam os anos, .os meses, os dias, as horas e os segundos e continuamos nós mesmos, ainda que com algumas mudanças.
       Essas mudanças são provocadas por nossas vivências, nossas experiências e os caminhos que trilhamos e podem ser boas ou ruins dependendo das escolhas que fizemos ou da mão do destino. Pois acredito também que muitas vezes somos arrastados de roldão e não conseguimos nos livrar das teias e armadilhas que a vida nos prepara.
       Independente de qualquer coisa, estamos sempre lidando com as coisas eternas sem se dar conta disso ou mesmos levar isso em conta. É  a nossa eternidade que nos carrega por aí desde o início dos tempos até hoje e é ela que nos levará para sempre.
      Acreditando nisso, podemos viver sem temer esse fim que tanto nos incomoda e assusta. Mas longe de nos deixar livres de preocupação, essa eternidade nos faz mais responsáveis por tudo: por nós, pelo outro, pelo planeta que habitamos e habitaremos sempre, independente da forma que estaremos assumindo a cada momento da nossa existência, uma vez que essa "eternidade" nos faz uma coisa só e passamos a fazer parte de um todo que não se divide.
      Muitos usam o fim (a morte) como forma de nos obrigar a ser pessoas melhores, mas isso é apenas agir por medo, como se a vida fosse uma prisão. Não é nada disso. A vida é eterna. A morte do corpo é apenas uma mudança de estágio numa caminhada sem limites.

Um comentário:

  1. Muito bom, Júlio - se todos entendessem isso, acho que tínhamos uma vida com muito mais paz. Abraço, amigo.

    ResponderExcluir