Pesquisar este blog

junho 25, 2023

Os dedos das mãos não são iguais.

Em nossos dias, a questão das diferenças, para o bem ou para o mal, está sempre presente em todos os tipos de discussão. Vira e mexe estamos apontando aquilo que nos difere uns dos outros em vez de, o que acredito seria mais razoável, apontar o que nos une.

Exatamente porque somos diferentes precisamos buscar nos conhecer, buscar nessa diferença aquilo que nos completa. O que o outro tem que falta em mim? O que eu tenho que completa o outro? Essas deviam ser as perguntar que deveríamos nos fazer.

Ver nas diferenças uma forma de humilhar ou segregar o outro é uma atitude intolerante e, ao mesmo, prova do nosso desconhecimento de que ninguém é igual ao outro. Dizem, e podemos facilmente verificar, que nem mesmo os dedos das mãos são iguais e nem por isso são usados ou tratados de forma diferenciada. Pelo contrário, fazem parte da mão em igualdade de condições. A falta de qualquer um deles é logo sentida e lamentada.

O mundo, não tenho dúvida, seria um lugar muito estranho se todos fossemos iguais, gostássemos das mesmas coisas e agíssemos da mesma forma. A partir das nossas diferenças de gostos, opiniões e atitudes podemos criar um mundo onde há espaço para tudo e para todos, sem que ninguém se sinta melhor ou pior, mas iguais; as diferenças nos tornam semelhantes.

Excelente semana para todos.

Esperança, fé é amor.

junho 18, 2023

Um vídeo.


Hoje, para variar um pouco, deixo aqui uma mensagem em vídeo. Aqueles que me leem, assistam, por favor.

Grande anraço;

bom domingo e excelente semana.

Esperança, fe e amor.

junho 11, 2023

Tempo para si mesmo.


Vivemos um tempo em que tudo se faz muito urgente, não temos mais paciência de esperar, seja numa fila, por um atendimento, ou simplesmente que algo siga seu ciclo natural. Queremos tudo para agora, como se o mundo fosse acabar no próximo segundo.

Essa pressa toda é vista. muitas vezes, como sinal de modernidade, sinal de que acompanhamos a evolução das coisas. A prova disso é a tecnologia que cada vez mais encurta distâncias, abrevia de forma quase assustadora o tempo gasto de um ponto a outro, seja do mundo ou mesmo entre galácias.

Não há dúvida de que isso é muito bom. No entanto, somos forçados a aceitar que acabamos nos perdendo em meio a esse infindável corre-corre. E, não raro, passamos a desejar exatamente o contrário, ou seja, alguns momentos de pura pasmaceira.

Saudosos de uma época (que muitos nem chegaram a conhecer) em que as coisas seguiam um ritmo mais lento, passamos a buscar uma vida mais tranquila, com mais tempo para prestar atenção aos detalhes, aos sentimentos e, sobretudo, em nós mesmos.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, amor e fé.

junho 04, 2023

Mudando a vibração.

A cada dia somos levados pelas circunstâncias a nos sentirmos mais propensos a ter uma visão pessimista do mundo em que vivemos. As tragédias e os conflitos se sucedem, o desespero aumenta e a sensação é de que é daqui para pior e que não há luz no fim do túnel.

Será que toda essa desesperança nos levará a algum lugar? É a pergunta que nos cabe fazer. Outro questionamento bastante oportuno seria nos perguntar qual foi a nossa contribuição para que tudo chegasse a esse ponto. Afinal de contas, não somos tão isentos de responsabilidade com tudo o que acontece a nossa volta quanto pensamos.

Precisamos entender de uma vez por todas que participamos ativamente de tudo o que acontece a nossa volta tanto para o bem quanto para o mal. Se não agimos clara e objetivamente nos acontecimentos, nossa participação vem através de nossos pensamentos, das atitudes e posturas que assumimos, ainda que pareçam, a nossos olhos, insignificantes.

Antes de ser vitimas de tudo isso que está aí, somos os verdadeiros responsáveis. Se queremos um mundo menos caótico, devemos nos empenhar para mudar. E o melhor caminho para conseguir é melhorar a qualidade de nossos pensamentos. Quem quer amor, paz e alegria não cultiva pensamentos de ódio, guerra e tristeza, não é mesmo?

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, amor e fé.