Pesquisar este blog

janeiro 30, 2022

Liberdade de pensamento.

 


Um dos maiores problemas de nossos dias passou a ser a forma com que expressamos nossas ideias e opiniões. É através de nossas ações, conversas e daquilo que escrevemos que deixamos claro a maneira que pensamos e agimos, pois, dessa forma, alguém poderá dizer se somos contra ou a favor de alguma coisa ou mesmo se não temos nenhuma opinião a respeito do assunto em questão.

Nossos posicionamentos podem nos transformar em pessoas 'queridinhos', mas também podem nos levar ao 'cancelamento', embora, é preciso que fique claro, ninguém pode sofrer discriminação por pensar dessa ou daquela maneira. Somos, em princípio, livres para pensar e agir da maneira que bem entendermos. 

Ao mesmo tempo, não podemos exigir que as pessoas pensem e ajam como nós agimos. A liberdade de pensamento e ação é franqueada a todos, sem distinção, sempre respeitando a  opinião e as escolhas dos outros. 

Ninguém tem direito ou poder de determinar o que é certo e o que é errado e isso vale para os pais, para os patrões ou mesmo para as instâncias de governo. Entretanto, é sempre importante salientar que nossa liberdade não pode, em nenhum momento, interferir na liberdade daqueles que nos cercam. As nossas escolhas não podem prejudicar o outro.  

Bom domingo e excelente semana.

janeiro 23, 2022

Não apresse o rio.



A pressa é, sem dúvida, a grande marca de nossos dias. Parece que vivemos num mundo em que todos desejam chegar a algum lugar, que não se pode perder tempo com detalhe considerado supérfluo, mesmo que seja uma doença que mata pessoas sem dar trégua.

Em nome da pressa, passamos por cima de tudo e de todos sem pestanejar. No entanto, ao ser perguntados sobre o verdadeiro motivo de nossa pressa não conseguimos responder de maneira racional. 

Sabemos apenas que precisamos chegar a algum lugar. O que buscamos ou o que queremos encontrar não sabemos dizer com certeza. Olhando de fora, o que se vê é uma multidão caminhando em bloco sem saber quem realmente é o guia. 

Talvez tenha chegado a hora, a COVID-19 é o grande sinal, de pararmos para pensar o que tanto buscamos e se essa busca desenfreada não tem nos transformado em seres insensíveis, intolerantes que não conseguem sentir empatia pelo semelhante, pois apenas nossos interesses e nosso ponto de vista, seja ele qual for, é que importa.

Precisamos viver um dia de cada vez, com a paciência de quem aprende com os erros e os acertos da vida. Alguém já disse que não adianta apressar o rio, pois, mesmo devagar, encontrando obstáculos de toda sorte ele chega ao seu destino que o é o mar, onde deixará de ser o que é para ser algo muito maior. 

Bom domingo e maravilhosa semana para todos.


janeiro 16, 2022

Olhares apressados.


É comum as pessoas dizerem que a primeira impressão é a que fica, porém a afirmação talvez merecesse ser revista. Ninguém se mostra por completo num primeiro encontro. Nesses momentos, geralmente, tentamos apresentar uma versão mais 'light' da nossa personalidade, para não assustar quem está chegando ou mesmo não parecer exibidos.

Muitos tentam manter essa 'primeira impressão' por algum tempo, mas em algum momento a verdadeira face da pessoa aparece, nos revelando que a foto do primeiro encontro nada mais era que uma versão retocada e que a beleza apresentada não resistiu ao sol, ventos e temporais do dia a dia.

Portanto, para o bem e para o mal, nunca devemos confiar nas impressões que temos quando conhecemos as pessoas. Nosso olhar, por uma questão de estarmos quase sempre esperando o melhor de tudo e de todos, nos leva a fazer julgamentos apressados que podem, em muitos casos, causar problemas facilmente evitados se agíssemos com mais cautela.

Todo cuidado è pouco quando conhecemos pessoas ou nos vemos diante de situações novas. O melhor quase sempre é esperar para conhecer as pessoas e experimentar as situações aos poucos, sem pressa. Afinal, vivemos um dia de cada vez, sem adiantar o relógio, pois ele tem seu ritmo próprio.

Bom domingo e excelente semana. 





janeiro 09, 2022

O que esperamos do outro o outro também espera de nós.


Em nosso convívio diário com as pessoas é comum criarmos expectativas que, em geral, acabam não se realizando, causando decepção e muito desconforto. Normalmente, nos afastamos dessas pessoas com a sensação de que fomos traídos ou mesmo enganados. 

Infelizmente, não é raro passarmos por esse tipo de siutaçao, afinal de contas, a cada pessoa que conhecemos, esperamos o melhor. Muitas vezes, no entanto,  esquecemos que a outra pessoa também ten expectativas sobre e pode, da mesma forma,  se fustrar a nosso respeito.

Não podemos deixar de levar em conta que a vida é uma via de mão dupla, o que esperamos das pessoas elas também esperam de nós. Se queremos não nos decepcionar com as pessoas, elas, com certeza, esperam a mesma coisa de nós.

Dessa forma, é sempre bom verificarmos podemos se estar criando falsas expectativas nas pessoas que convivemos ou conhecemos em nosso dia a dia. Somente assim poderemos evitar depcionar ou sofrer decepção.


Bom domingo e excelente semana para todos.

janeiro 02, 2022

Sem invejar o vizinho.

 Muitas vezes, acreditando que a felicidade mora na casa do vizinho, passamos a vida desejando possuir tudo o que ele tem: a família, a casa, o emprego, os diplomas, o carro, a namorada (ou namorado), mais tarde, os filhos e vai por ai. Agimos como se o outro fosse uma extensão de nós mesmos e não uma pessoa autônoma, totalmente diferente de nós.

Há quem chame isso de 'inveja boa', pois seria uma forma de nos espelharmos no outro para poder alavancar a nossa própria vida. Não penso dessa forma. Não existe inveja boa e inveja ruim. Inveja é inveja e pronto. O que devemos é ter as nossas próprias aspirações, planos, sonhos, desejos e lutar para realiza-los, independente do que se passa na casa ou vida do vizinho.

Por outro lado, nem sempre devemos confiar cegamente naquilo que nossos olhos estão nos mostrando sem perguntar se toda aquela aparência de abastança e felicidade não são apenas uma ilusão produzida por nossa eterna mania de pensar que a 'grama do vizinho é mais verde que a nossa'. 

Nunca sabemos o que realmente passa na alma de cada de um. O sorriso que muitos estampam em seus rostos, muitas vezes, esconde dor e sofrimento. Nem todos fazem questão de demonstrar os problemas que enfrentam e preferem viver de maneira discreta e sem alardes.

Portanto, antes de invejar o outro, procuremos entender que no fundo, em maior ou menos grau, estamos todos na mesma situação, estamos todos lutando para viver, lutando para alcançar a felicidade.

Boa semana.

janeiro 01, 2022

2022 chegou!

 

Como não podia deixar de ser, 2022 chegou debaixo de fogos de artifício e nossos melhores desejos de que seja um ano de muitas e boas realizações. Entretanto, sabemos que isso não é o bastante. Precisamos mais do que nunca sairmos em campo para realizar tudo aquilo que desejamos para nós mesmos e para o mundo que nos cerca, ou seja, as pessoas que amamos e tudo o mais que nos envolve direta ou indiretamente.

Não dá para acreditar que a simples mudança do calendário faça as coisas mudarem. Então, 'arregacemos as mangas da camisa' e partamos para a ação. Tudo depende de nós, somente de nós, da forma como vamos encarar os próximos trezentos e sessenta e cinco dias do ano que acaba de nascer.

Muitos pareciam aflitos para que 2021 acabasse logo, talvez esquecidos de que as dificuldades que enfrentamos foram e continuarão sendo de vital importância para que possamos criar um 2022 melhor. As marcas deixadas pelo ano que passou serão sempre a lembrança viva  de que sobrevivemos, que só chegamos até aqui porque enfrentamos os problemas com galhardia.

Que 2022 não seja apenas mais um ano em nossas vidas, mas aquele em que mais uma vez estaremos dispostos a dar tudo de nós para que as coisas aconteçam da melhor forma possível.

FELIZ ANO NOVO!