Cresce, infelizmente, cada vez mais o individualismo e o egoísmo nas pessoas, de um modo geral. Parece que virou moda não estar nem aí para o que acontece com as pessoas que vivem ao nosso lado. Não somente os estranhos, mas também aqueles que vivem próximos de nós, os parentes e amigos.
Muitos veem esse fenômeno simplesmente como uma das características dos nossos tempos, os ditos tempos modernos, como se não tivesse nada de mais. O homem (ser humano) geralmente é voltado para ele mesmo, para a sua própria relação com o mundo.
No entanto, é preciso lembrar o velho chavão que nos diz que ninguém é uma ilha. Queiramos, ou não, viver implica em ter relações com as pessoas que estão à nossa volta. Não há como escapar, pois estamos de uma forma ou de outra sempre necessitando da cooperação de alguém para realizar as mais simples tarefas do nosso dia a dia.
Desde que acordamos pela manhã até quando vamos dormir à noite nosso dia é recheado de trocas com aqueles com os quais convivemos. Vale dizer que não apenas necessitamos da ajuda das pessoas como também as ajudamos, seja nas nossas relações afetivas ou mesmo nas nossas relações profissionais. A mútua cooperação move as nossas vidas diuturnamente.
Portanto, não devemos nunca esquecer de cuidar das pessoas com os quais nos relacionamos. Sobretudo, lembrar sempre que é importante que essas relações sejam as mais civilizadas possíveis: se queremos ser bem tratados, devemos primeiramente tratar bem todos aqueles com os quais nos 'trombamos' por aí.
Bom domingo e excelente semana.
Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.